Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 11 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0048 - DEBAIXO DA IRA DE DEUS

 


Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).

A maneira que este versículo inicia, nos leva obrigatoriamente a ler o que vem escrito antes. Ele diz “por isso”. Por isso o quê? Porque o Pai ama o Filho, isto é, porque Deus ama a Jesus (v. 35). Uma vez que Deus ama a Jesus, quem se mantém rebelde contra Seu Filho, obviamente estará debaixo de Sua ira. O problema é que o versículo não diz que tal pessoa ficará debaixo da ira de Deus, mas diz que tal pessoa “permanece” debaixo da ira de Deus. Se permanece, é porque já estava. Se falarmos em termos de mérito, somente Jesus merece o amor de Deus. Todos os outros homens merecem Sua ira.

Desde o v. 31, o apóstolo vem falando de vários motivos pelos quais as pessoas estão debaixo da ira de Deus. Vejamos:

Nos vs. 31,32 ele diz que Quem vem das alturas, ou do céu, está acima de todos; quem vem da terra fala das coisas da terra. Ele quer dizer que o único que veio do céu foi Jesus e somente Ele fala das coisas celestes (cf. vs. 12,13, quando Jesus diz a Nicodemos que ele não poderia entender das coisas celestes que só Jesus sabia, quando não entendia nem as coisas terrenas que deveria ser sua obrigação, já que ele era da terra). Pelos vs. 31,32 então, entendemos que as pessoas estão debaixo da ira de Deus, porque rejeitam o testemunho daquele que veio do céu, que é Jesus, e estão chamando Deus de mentiroso.

Depois, no v. 34, João diz que, sendo Jesus enviado de Deus, fala as palavras de Deus, porque Deus não dá Seu Espírito a Jesus por medida. Em outros termos, Jesus fala tão verdadeiramente o que procede de Deus, justamente porque recebeu de Deus não apenas as informações das coisas celestiais, como também recebeu toda a plenitude do Espírito de Deus de tal maneira, que não poderia falar enganado uma vírgula sequer acerca de Deus! Por isso, quem não crê no Filho continua debaixo da ira de Deus, pois não acredita na obra perfeita do Espírito de Deus que estava plenamente em Cristo.

Finalmente, chegamos ao v. 35 que diz que o Pai ama o Filho e colocou todas as coisas em Suas mãos. Quem confia no Filho de Deus e crê em Suas palavras, obviamente está certificando que Deus é verdadeiro, está aprovando a veracidade de Deus (v. 33). Se alguém se mantém rebelde contra o Filho, obviamente ele está indo contra o objeto principal do amor de Deus, que é Jesus. Está dizendo que odeia Aquele a Quem Deus ama. E se Deus colocou tudo nas mãos de Jesus, o que não crê em Cristo está dizendo a Deus que não confia nAquele em Quem Deus confiou, dizendo com isso que tem um critério melhor que o de Deus.

Algumas perguntas para encerrar: como você está em relação a Jesus? Você confia nas palavras dEle? Você aceita que somente Ele tem as palavras do céu? No que diz respeito às coisas espirituais, ninguém mais tem resposta a não ser Jesus? Você crê que Jesus tem o Espírito sem medidas? Você ama Aquele a Quem Deus ama, que é Jesus? Você confia nAquele em Quem o próprio Deus confiou? Respostas negativas a essas perguntas indicam que você permanece debaixo da ira de Deus. Tomara que não continue...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário