Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 1 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0038 - TU ÉS O CRISTO

 


“E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” (Mt 16.16,17).

A confissão do apóstolo Pedro é a base sobre a qual Jesus edificou Sua igreja. No v. 18, Jesus disse que edificaria Sua igreja sobre esta pedra, isto é, esta confissão que Pedro fez e todo crente verdadeiro tem que fazer, pois, como diz o apóstolo Paulo em 1Co 12.3, ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo.

Porém, essa confissão provém de revelação. O homem sem o Espírito Santo não pode confessar que Jesus é o Cristo de Deus. Jesus disse que essa confissão de Pedro não procedeu de um entendimento humano. Ele diz: “porque to não revelou a carne e o sangue”. Esta expressão significa a nossa humanidade. Só pode se saber que Jesus é o Cristo de Deus através da revelação do Pai. Caso contrário, como dizem os vs. 13,14, os homens sempre dirão que Jesus é um grande profeta.

Um pouco mais tarde, Pedro repreende Jesus porque Jesus dizia que tinha que ir a Jerusalém, padecer muitas coisas dos anciãos, sacerdotes e escribas, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Ao invés de Jesus agradecer a camaradagem de Pedro, Jesus percebe a astúcia de Satanás e o repreende. E, ao contrário do que Jesus havia dito antes a Pedro, que edificaria Sua igreja sobre aquela pedra, que foi a revelação do Pai a Pedro, agora Jesus diz que esta censura de Pedro lhe serve de pedra de tropeço (v. 23). Temos duas pedras aqui. Uma que confessa que Jesus é o Cristo (esta provém da revelação de Deus e sobre ela Jesus edificou Sua igreja) e a outra que zomba da cruz (esta provém da mente humana e maligna, que serve de tropeço). Jesus diz que nem Pedro nem Satanás compreendem as coisas de Deus, mas só as dos homens.

Ainda mais tarde, no monte da transfiguração, Pedro sugere que se façam três tendas, uma para Jesus, outra para Moisés e outra para Elias (Mt 17.4), mostrando que realmente com seu raciocínio humano, ele jamais teria confessado Jesus como Cristo, pois aqui Pedro equipara Jesus com a Lei e os Profetas. Mas a voz do Pai interfere e diz: “Este é o meu Filho amado, a Ele ouvi” (Mt 17.5). Não ouvimos mais a Lei e os Profetas, não temos mais nada com a antiga aliança. O Filho de Deus inaugurou a nova aliança e é a Ele que devemos ouvir e somente a Ele.

Com a mente humana Pedro censurou Jesus por causa da cruz, pois a mente humana não compreende o significado dela. Com a mente humana Pedro sugeriu três tendas, nivelando Jesus por baixo, ao nível da antiga aliança, pois a mente humana pensa que pode fazer alguma coisa para agradar a Deus e merecer a vida eterna. Mas a mente divina, quando nos revela quem de fato é Jesus, nós declaramos que Ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo e assim aqueles que confessam se tornam a igreja de Jesus Cristo!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

6 comentários: