Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 16 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0053 - AS PORTAS DO INFERNO NÃO TÊM FORÇA SOBRE A IGREJA

 


“... sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18b).

Há um conceito popular no meio do cristianismo que pensa que aqui neste versículo Jesus está dizendo que o diabo e seus demônios não podem prevalecer contra Sua igreja. Mas não é este o sentido da fala de nosso Senhor. Obviamente Satanás não prevalecerá jamais sobre a igreja de Jesus Cristo, mas o que temos neste versículo não é uma referência que prova isto. Geralmente as pessoas pensam assim porque imaginam que “inferno” é o lugar onde os demônios moram.

Entretanto, há apenas 3 palavras gregas que foram traduzidas por “inferno” no NT. Uma é a palavra tártaro, que foi traduzida por “inferno” em 2Pe 2.4. Este é o lugar onde alguns anjos caídos estão reservados em algemas para o juízo do grande dia; não é esta palavra que Jesus usou em Sua frase.

Outra palavra é geenna, que em várias referências é traduzida também por “inferno”, mas que quer dizer o lugar de punição eterna, ou seja, o lago de fogo (ex. Mt 10.28). Neste “inferno” ainda não tem ninguém. Ele está reservado para ser ocupado pelo diabo e seus anjos, pelo anticristo e o falso profeta, bem como por todos cujos nomes não estão escritos no livro da vida. Ainda não é esta a palavra que Jesus usou neste versículo.

A terceira é a palavra hadēs, que também é traduzida por “inferno” em várias referências no NT, como em Lc 16.23, por exemplo, onde fala do rico e Lázaro. Esta terceira palavra indica o lugar para onde vão as almas das pessoas que morrem sem Cristo, o que a igreja sempre chamou de “Estado Intermediário”, pois é o estado em que se encontram as almas dos que morrem sem Cristo até à segunda vinda e ressurreição dos mortos. E é exatamente esta palavra que Jesus pronuncia aqui. No AT a palavra que os hebreus usavam para expressar a sepultura e o poder da morte era a palavra sheol. No NT ela foi substituída pela palavra hadēs.

Então o que Jesus Cristo quis dizer, quando garantiu que as portas do hadēs não prevalecerão sobre Sua igreja? Ele está dizendo que as portas da morte, da sepultura, os poderes mortais não podem segurar, não exercem força sobre Sua igreja. As pessoas que são de fato a igreja de Jesus, mesmo quando morrem, não podem ser seguras pelas cadeias da morte, além do fato de que também não vão para o estado de sofrimento chamado hadēs para onde vão os que morrem sem Cristo, como foi o caso daquele rico da história de Lc 16. Jesus disse à Marta que quem crê nEle, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê nEle não morrerá eternamente (Jo 11.25,26). Jesus repete à Marta o que havia prometido a Pedro.

Que maravilha ser igreja de Jesus! A morte não tem domínio sobre nós! No maior tratado sobre ressurreição que Paulo fez em suas cartas (1Co 15), ele encerra zombando da morte: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó hadēs, o teu aguilhão?” (v. 55 – ARC). Esta é uma das maiores promessas da Bíblia para quem é verdadeiramente igreja de Jesus. Aos que não são, além de ficarem no hadēs quando morrerem e já em sofrimento, no dia da ressurreição, ressuscitarão para o geenna, o lago de fogo eterno, que é chamado em Apocalipse de segunda morte (Ap 20.14,15)!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário