Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 20 de março de 2023

DEUS PESA A MÃO?

 


A resposta direta para essa pergunta é sim! Deus pesa a mão ainda hoje, com toda certeza! O problema de quem nega essa verdade é o problema do humanismo moderno. Como o humanismo é antropocêntrico, isto é, coloca o homem no centro de tudo, então Deus tem que ceder o espaço para a figura humana se destacar. Isso é diabólico, porque foi o diabo o primeiro a supor que poderia tirar Deus do centro de tudo e assumir Seu lugar. Deus me livre de pensar como você!

A alegação é que Deus fazia isso no Antigo Testamento, mas não no Novo. No Novo, alega essa turma, Deus revela mais o Seu amor. Vamos ignorar a tolice desse argumento, por enquanto, e acompanhar seu raciocínio estúpido. Mesmo que só o Antigo Testamento falasse de Deus pesando a mão, esta seria uma forma de crermos que Ele faz isso, afinal, Deus não muda. A imutabilidade de Deus é atestada tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Então, mesmo que os defensores da moleza de Deus estivessem certos, mesmo assim, seu argumento cairia por terra.

Mas é claro que Deus continua pesando a mão no Novo Testamento. Só não vê quem não lê a Bíblia e ainda quer alegar alguma desculpa usando o termo “Novo Testamento”. Deus pesou a mão em Ananias e Safira, porque mentiram ao Deus Espírito Santo (At 5.1-12); Deus pesou a mão em Herodes, que morreu comido de bichos, porque não deu glória a Deus (At 12.20-23); Deus pesou a mão em Barjesus, um mago idiota que queria distrair a atenção do procônsul Sérgio, que ouvia o evangelho pregado por Paulo (At 13.6-12)... “Ah, mas isso é no livro de Atos”... como se esse argumento servisse mais que um estrume, o qual ainda vale mais que essas palavras toscas contra o Senhor e a Escritura Sagrada! Veja então nas cartas, seu incrédulo: Paulo entregou um adúltero incestuoso para Satanás (1Co 5.3-5); “Ah, mas foi Satanás e não Deus”... como se Satanás pudesse fazer alguma coisa sem a ordem de Deus... é cada argumento fajuto... o apóstolo ensinou que Deus põe gente de cama, doente, frio na fé e até na sepultura, se insistir em participar da ceia do Senhor indignamente (1Co 11.29-32)... “Ah, mas isso é um ato de disciplina”... não interessa! Deus pesa a mão! Paulo desejou que os hereges judaizantes que perturbavam as igrejas da Galácia tivessem suas genitálias decepadas (Gl 5.12), ou seja, que Deus os tornasse improdutivos sexualmente e quem sabe até mutilados! Paulo entregou dois blasfemos da igreja de Éfeso para Satanás para que eles parassem de blasfemar (1Tm 1.19,20); ele diz que se você não cuida de seus familiares especiais você é pior do que um incrédulo (1Tm 5.8), ainda neste capítulo diz que alguns pecados são revelados e punidos agora, outros, porém, mais tarde (v. 24); na segunda carta ao jovem pastor, ele diz que se negarmos a Cristo, Ele também nos negará (2Tm 2.12b); Paulo delata Alexandre, o latoeiro, que lhe causou muitos males e diz que o Senhor o julgará e ainda alerta a Timóteo para ter cuidado com ele (4.14,15).

O autor aos Hebreus é mestre em dizer o quanto Deus pesa a mão. Ele diz que a mensagem trazida por anjos (que era a lei) teve castigo para quem a rejeitou, quanto mais a mensagem do evangelho (Hb 2.2,3)! No cap. 3, ele alerta aos irmãos que, assim como Deus deixou de fora da terra prometida os antigos incrédulos, os novos crentes também precisam se cuidar para não serem excluídos das promessas da nova aliança (vs. 7-19)! Veja no cap. 6, quantas pessoas foram impossibilitadas ao arrependimento, mesmo tendo provado várias virtudes espirituais! Ele diz que as coisas do Antigo Testamento eram ilustrações que apontavam para o tempo presente (9.9; 10.1), portanto, não pense que Deus mudou! Ele diz que o castigo para quem está na nova aliança é pior do que para quem estava na antiga (10.26-31). Agora, seu capítulo principal sobre o assunto, que Deus pesa a mão, é o cap. 12. Veja os vs. 5,6 (NVT): “Acaso vocês se esqueceram das palavras de ânimo que Deus lhes dirigiu como filhos dele? Ele disse: ‘Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor; não desanime quando ele o corrigir. Pois o Senhor disciplina quem ele ama e castiga todo aquele que aceita como filho’”. Deus pesa a mão sobre Seus filhos também. Isso não é agradável no momento, diz o autor (v. 11), porém, mais tarde produz uma colheita de vida justa para os que assim são corrigidos.

Para não nos alongarmos sobre isso, visto que já derrubamos por terra o argumento humanista de que isso não existe na nova aliança, vejamos, por fim, só dois ou três alertas feitos pela Escritura a esse respeito. Tiago diz que Deus resiste ao soberbo (Tg 4.6). O que você acha que isso significa? Que Deus vai tratar o soberbo com moleza? Você sabe o significado da palavra “resistir” usada aqui, no texto grego? Significa “colocar-se contra, se opor”. Deus será violento sobre os arrogantes! Temo que não seja somente a mão dEle que irá pesar! Ele ainda diz que os arrogantes vivem fazendo planos de ganhar dinheiro e não contam que suas vidas só podem existir porque Deus assim o quer. Deus pode apagar você a hora que Ele quiser, inclusive bem no meio de suas negociatas! Deus pode pesar a mão em sua soberba e matar você! Se você não leva isso em consideração, diz Tiago, seu pensamento é maligno, é diabólico (4.13-16)! Veja, as pessoas molengas e cheias de frescura hoje diriam que esse pensamento faz de Deus um ser maligno, mas Tiago diz que seu pensamento é que é maligno!

Pedro diz que os falsos mestres terão repentina destruição (2Pe 2.1). Engraçado, na verdade, é uma piada que os crentes frouxos de nossos dias querem afeminar Deus e vivem se rastejando atrás de falsos mestres! É por causa deles que o caminho da verdade está sendo difamado! Você não percebe isso? Por que dá ibope para esses porcos? Por que você segue esses cachorros? Pedro (e Judas também) diz que Deus não poupou anjos, Deus não poupou o mundo antigo, Deus não poupou Sodoma e Gomorra, você acha que ele vai poupar os hereges? Antes, não lhes pesará Sua forte mão?

Mas veja o que Jesus disse: “Quem tropeçar nesta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó” (Mt 21.44). O que é isso, senão pesar a mão? “Ah, mas isso é no Juízo Final”... E daí? Já provamos que Deus faz isso aqui ainda. E se fosse só no Juízo Final? Isso não deveria fazer você estremecer de medo e temê-lO ainda mais? Visto que, quando Sua mão pesar no Juízo Final, você não tem mais nenhuma chance? Deixe que Ele pese a mão agora e você ainda poderá se arrepender. Mas critique esse ensino e continue zombando de Deus, achando que Ele é frouxo como você e verá o que lhe acontecerá no Último Dia! Por enquanto, você pode se arrepender se crer no que estamos dizendo, pois estamos fartos de provar na Escritura. Mas mantenha sua arrogância de achar e ensinar por aí que Deus não pesa a mão e você mesmo a sentirá sobre si! Torça para que seja aqui na terra, pois se for no Último Dia, você não terá mais nenhuma chance! Jesus ainda disse nas cartas do Apocalipse que pesaria Sua mão contra a igreja de Éfeso (2.5), contra a igreja de Pérgamo, que tinha ali um homem fiel a Deus, Antipas, mas que havia idólatras e imorais em seu meio (2.14-16); contra a igreja de Tiatira (leia realmente essa referência Ap 2.20-23; leia mesmo! Se isso não for pesar a mão, já não faz mais sentido esse termo nem para ser rebatido); contra a igreja de Sardes (3.2,3); contra os inimigos da igreja de Filadélfia (3.9); contra a igreja de Laodiceia (3.14-22).

Esfreguei na sua cara as referências bíblicas que Deus pesa a mão, seja sobre Seus filhos para discipliná-los, seja sobre os ímpios para puni-los. Deus faz isso agora e fará no Juízo Final. Não é você quem determina quando e o quanto a mão de Deus pesará sobre alguém ou sequer sobre você mesmo. A mão é dEle e Ele pesa sobre quem Ele achar que deve, pois somente o julgamento dEle é perfeito. Mas a Bíblia, que é o julgamento dEle, diz que Ele pesa a mão e você deve se arrepender de pensar ao contrário da Bíblia. Arrependa-se também de ter ensinado isso a outras pessoas. Só porque você ficou com dó do sofrimento delas, não quer dizer que você saiba se Deus está ou não pesando a mão dEle. Pode ser que sim, pode ser que não. Mas você não pode dizer se é ou se não é. Mas que Ele faz isso, Ele faz. Você não é advogado de Deus e não pode mentir para consolar pessoas tristes.

Devo encerrar, dizendo que é óbvio que nem todo sofrimento é a mão de Deus sendo pesada sobre alguém. A Bíblia fala dos males do dia-a-dia (“basta a cada dia o seu mal”) e diz que todos os filhos de Adão estão sujeitos às suas mazelas. Mesmo os filhos de Deus não estão livres dos desastres e consequências do mundo caído que Adão nos legou. Deus usa os sofrimentos em geral para nos amadurecer e nos tornar aperfeiçoados no nosso relacionamento com Ele, enquanto usa os mesmos sofrimentos para castigar os incrédulos. O exemplo de Jó nos ensina como Deus usa o sofrimento para ensinar Seus filhos. Depois de ter sido provado, o patriarca disse: “Antes, eu só te conhecia de ouvir falar; agora, eu te vi com meus próprios olhos. Retiro tudo que disse e me sento arrependido no pó e nas cinzas” (Jó 42.5,6). Assim também você deveria se arrepender. Não diga sobre Deus o que você não sabe. Se quiser saber, leia a Bíblia e deixe que ela fale. Não fale nada a ela e não imponha seu pensamento a ela. Ela não tem que te respeitar. É o contrário, você que tem que respeitá-la, obedecê-la e proclamá-la como ela é. Se não aceita isso, se cale e enfrente a mão pesada de Deus sobre você.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: