Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 23 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0060 - A VIDEIRA E OS RAMOS

 


Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.1-3).

Durante todo o AT, Israel sempre foi a videira de Deus. Textos como Sl 80; Is 5; Ez 17 e outros, nos falam de Deus plantando uma vinha que não produziu frutos conforme Sua vontade. Israel foi a videira fracassada.

Entretanto, Jesus diz agora que Ele veio assumir o lugar dessa nação para produzir frutos para Deus. Ele diz que Ele mesmo é a videira, a verdadeira. Agora Ele não é aquela figura, porém a realidade. Jesus é aquele que fará toda a vontade do Pai, que Israel jamais conseguiu fazer.

Jesus diz que o Pai é o agricultor. Ele é o que cuida dos ramos e de sua produção. Ele é o que corta e o que poda. Ele é quem define os que ficam na videira ou os que saem.

Os ramos são aqueles que estão ligados à videira. Há dois tipos de ramos. Os que não dão fruto e os que dão. O Pai corta todo o que não dá fruto e limpa todo ramo que dá fruto para que ele seja mais produtivo. Ele usa a Palavra para nos limpar. O ramo que não deu fruto, mesmo estando em Jesus, foi Judas Iscariotes e, por extensão, todo seguidor de Jesus que não é um crente verdadeiro.

O fruto é o amor, de acordo com o contexto de João 15. Veja os seguintes versículos: “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor” (v.9). No v. 10 Jesus diz assim: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”. E o mandamento dEle se resume no v. 12: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. Então, baseados na lei do contexto, que é a regra áurea da interpretação bíblica, o fruto aqui é o amor, o mesmo que Paulo escreve aos gálatas: “Mas o fruto do Espírito é: amor” (5.22). No original não existe esses dois pontos. No grego encontramos não dois pontos, mas uma vírgula depois da palavra amor: “Mas o fruto do Espírito é amor”. O que se segue são as evidências do fruto do amor. Alegria, paz, etc. assim como Jesus aqui em Jo 15 disse que a alegria é um resultado desse fruto (v. 11).

Nem todos os que estão em Jesus significa que Jesus esteja nele. Por isso a ênfase é um relacionamento de mão dupla. Nós em Jesus, mas Jesus em nós. Jesus diz no v. 5: “Quem permanece em mim e eu nele”. Isso mostra um relacionamento recíproco. Não apenas estar em Jesus, mas além disso, Jesus estar em nós. É dessa maneira que Seu caráter será imprimido em nós. Quem não tem esse nível de relacionamento não pode permanecer em Jesus. Seu fim é murchar-se, ser cortado, secar-se e ser queimado.

Se você já está em Cristo, isso significa muito, mas não tudo. É necessário que Cristo esteja em você. Mas se Cristo está em você, então não se assuste, caso Deus venha limpar você. Ele está fazendo isso para que você produza mais o caráter de Cristo pelo Espírito. Pode doer e às vezes parece que está sendo punido. Mas não está. É só uma poda, não uma extirpação. Você ainda permanecerá em Cristo, porém melhor do que antes. E cada dia mais sua vida vai se parecer com a dEle! Mas se não estiver em Cristo e Ele não estiver em você, então será cortado, se secará e será queimado para sempre!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário