Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 30 de março de 2023

ADORADORES DE HIPNOS E MORFEU

 


Na mitologia grega, Morfeu era o deus dos sonhos, junto com seu irmão, Hipnos, o deus do sono. Hipnos é de onde se derivam nossas palavras hipnose, hipnotizado e afins, uma pessoa em ou o estado de transe, como quem dorme. Morfeu deu origem ao termo morfina, um analgésico para dores intensas, que leva a pessoa a um estado de sonolência e ausência de dor. 

A Bíblia diz que o sono é dado por Deus: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono” (Sl 127.2). Portanto, dormir é uma bênção. A Bíblia diz que quem busca a sabedoria divina dorme em paz e tem o sono suave (Pv 3.24). Davi disse no tempo em que estava sendo perseguido por seu filho Absalão, com centenas de soldados querendo sua cabeça: “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou” (Sl 3.5). E disse mais, no Salmo 4.8: “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”.

Dormir não é pecado. Jesus dormia quando esteve em Seu ministério terreno, quando assumiu a natureza humana (Mt 8.24). Paulo disse que “quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele” (1Ts 5.10). Dormir é uma parte do descanso ordenado por Deus para aquele que trabalha durante a semana, sendo assim, uma bênção de Deus e não um pecado: “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir” (Ec 5.12).

No entanto, muitas pessoas transformam a bênção de Deus em um concorrente de Deus, isto é, em idolatria. Há muitos adoradores de Hipnos e Morfeu. Essa idolatria pode ser fruto do pecado da preguiça, como também seu lado oposto, o excesso de preocupação por falta de confiança em Deus, que leva alguém a perder o sono, buscando assim, a solução em ópios e drogas soníferas.

Quanto à preguiça, a Bíblia é clara, quando o sábio ordena ao preguiçoso para aprender com a formiga: “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado” (Pv 6.9-11; 24.33,34). Ela não só condena a adoração a Morfeu, como também alerta para suas consequências: “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão” (Pv 20.13). Tem até uma passagem engraçada que compara o preguiçoso na cama como uma porta indo de lá pra cá em suas dobradiças (Pv 26.14)...

Quanto à ansiedade, que retira o sono, o Senhor Jesus é contra isso. Ele disse que não devemos nos inquietar com o dia de amanhã: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). A ansiedade é pecado porque demonstra falta de confiança em Deus. Porém, muitas vezes nossas preocupações nos perturbam por coisas que nós mesmos provocamos. Nesse caso, devemos nos arrepender diante de Deus, confessando a Ele nossa precipitação, devemos, além disso, estar prontos para colher aquilo que plantamos e, finalmente, devemos também descansar em Deus, que nos ensina, nos corrige, mas também cuida de nós. Aqui, devemos ser inteligentes e maduros, para que não venhamos mais cometer os mesmos erros que nos levam à preocupação.

Os desgastes no decorrer da vida com nossos excessos, sejam eles fisiológicos ou psicológicos, podem nos levar à dificuldade de sono depois de certa idade. Alguns suplementos naturais, como a melatonina e outros, podem ser de alguma ajuda. Mas, ainda assim, devemos nos arrepender de termos desonrado a Deus em nossos excessos da juventude, estar prontos para colhermos as consequências dessa desobediência e, então, nos entregarmos aos cuidados de Deus, para termos sono reparador.

Paulo nos ensina que não devemos andar ansiosos, mas devemos tornar conhecidas diante de Deus nossas petições com orações, súplicas e ações de graças (Fp 4.6). Uma pessoa cristã que não obedece a esse mandamento de Paulo deve ser um cristão incrédulo, o que é uma contradição (precisa arrepender-se urgentemente). Pedro também ensina que devemos lançar sobre Deus toda nossa ansiedade (1Pe 5.7). Observe que no v. 6 somos repreendidos por Pedro para nos humilharmos diante do Senhor. O v. 5 fala do respeito que os jovens devem aos anciãos da igreja (e, por extensão, a todos os mais velhos, obviamente quando estes estão de acordo com a Palavra). Nossos abusos da juventude, além de ser uma falta de respeito para com Deus, também o foi para com nossos pais e outros idosos experientes que nos falaram sobre os riscos de sermos afetados por nossa conduta excessiva.

Porém, você não pode tornar seu sono em um deus. Você não pode idolatrá-lo, você não pode fazer com que ele concorra com o seu serviço a Deus. Jesus dormia, mas Ele não deixava de ter tempo com Seu Pai. Orava de madrugada e também não deixava de atender aos necessitados de Sua Palavra e Seus milagres. Jesus ficou até tarde curando enfermos e expulsando demônios (Mc 1.32-34), mas não foi dormir assim como todos os demais. Ele Se retirou ao monte para ter Sua comunhão com o Pai de madrugada (v. 35). E, ao amanhecer, pregava o evangelho (v. 39).

Há cristãos que se premiam com seu sono, a ponto de deixarem Deus de lado! Não significa que você não pode dormir. Jesus dormiu e a prova que o sono não O impedia de ter comunhão com Deus, foi que Ele ficou cansado demais, a ponto de dormir no barco em meio a uma tempestade. Não era somente confiança de que ninguém ali morreria (claro, Ele sabia que Sua morte seria por crucificação e não por afogamento), mas era cansaço sim, visto que era Seu costume cortar do Seu horário de dormir para orar, o que Lhe fez ficar com sono extremo a ponto de dormir em um barco açoitado pelas ondas bravias. A questão aqui é que Ele não premiava Seu sono e sim a comunhão com Deus.

Em geral, muitos dizem que estão cansados para isso, mas o tempo que passam com futilidades é maior do que o tempo que passam com Deus, mesmo não estando em seu horário de trabalho (nem em horário de culto). Essas coisas testemunharão contra nós. Congregar é um exemplo. A alegação do cansaço é frequente, mas essas pessoas não dormem logo. Elas se ocupam com outras coisas até que realmente lhes venha o sono. A congregação que espere a melhor oportunidade (ou boa vontade).

É falando nisso que entramos no pior estágio do sono, o sono espiritual. Morfeu não existe, nem Hipnos. Mas o diabo existe. E ele é aquele que provoca o sono espiritual nos cristãos desatentos, que sempre pensam que nada tem a ver com sua vida. Crentes morfinados e hipnotizados são dopados por Satanás para não perceberem como suas vidas precisam de um despertamento. Um texto como esse poderá despertar você e você se provará um cristão autêntico se não ficar com raiva dele ou de mim. Se é pecado idolatrar o sono físico, quem dirá o espiritual?! No mesmo texto em que Paulo diz que não é pecado dormir (fisicamente, claro, desde que seu sono não seja um Morfeu ou Hipnos para você), ele diz que é pecado dormir (espiritualmente): “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1Ts 5.6)!

Día tēs písteōs.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário