“Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires” (Cl 4.17).
De vez em quando é bom que se levante alguém para chamar a nossa atenção para o serviço que o Senhor nos chamou a fazer. É muito comum que tomemos uma posição cômoda enquanto outros se afadigam no trabalho do reino de Deus.
Arquipo era filho de Filemom e Ápia (Fm 1,2). Havia uma igreja em sua casa em Colossos. O fundador da igreja, Epafras, estava preso com Paulo quando este escreveu a carta. Mas a recomendação de Paulo, assim como fez depois a Timóteo, foi que Arquipo prestasse atenção ao serviço que fora chamado para o reino de Deus.
Atualmente, o tipo de igreja que mais se sobressai é o tipo igreja de mercado. Ali, apenas um faz a obra, por assim dizer, enquanto as multidões pagam por sua bênção. Não vemos ninguém preocupado com o ministério recebido no Senhor. Há ainda outras igrejas que se preocupam que seus membros trabalhem no reino de Deus, mas ao que parece, a maioria se escora na minoria e assim vai caminhando o cristianismo atual.
Mas a palavra do apóstolo Paulo ainda ecoa para nossos dias. Atenta! Vê! Toma cuidado! Vigia acerca do serviço, do ministério, da diaconia que recebeste no Senhor! É notável que Paulo não diz que recebeste “do” Senhor, mas “no” Senhor. Muitos que estão no reino recebem dons “do” Senhor, mas não estão “no” Senhor. No Dia do Juízo, estes alegarão os dons que receberam “do” Senhor, mas serão rejeitados, porque não estão “no” Senhor (Mt 7.22,23). Já os salvos que atuam no reino de Deus, não apenas recebem o ministério “do” Senhor, mas também “no” Senhor. Isto significa que há algo além daquilo que recebemos de Deus. Isto quer dizer sobre o crente que não apenas recebe o dom de Deus, mas recebe também o Deus do dom.
Finalmente, Paulo diz que o ministério que ele recebeu foi para o cumprir. Não foi para ficar parado. A palavra cumprir aqui significa “encher, completar”. Lembramo-nos da parábola dos talentos. O senhor concede aos servos alguns talentos, mas eles têm que completar, fazendo-os render (Mt 25.14-30).
Era assim que Arquipo deveria proceder em relação ao seu
chamado. E você? Está atento àquilo que recebeu? Aliás, você recebeu “no”
Senhor, ou apenas “do” Senhor? E, tendo recebido, está cumprindo, preenchendo,
transbordando?
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário