Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 18 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0056 - O SOFRIMENTO E A PRESENÇA DE DEUS

 


“Ao deitar-me, digo: quando me levantarei? Mas comprida é a noite, e farto-me de me revolver na cama, até à alva” (Jó 7.4).

Diante do sofrimento, não há sono que descanse. As pálpebras de alguém que sofre não se ajuntam para lhe favorecer durante a escuridão. A noite se prolonga e quando se é vencido pelo cansaço, ainda lhe sobrevêm os pesadelos para lhe perturbar. Quem sofre não concorda com o dia, pois todos estão correndo para o seu trabalho e ninguém se importa com ninguém. Mas também não concorda com a noite, pois nela todos descansam e se refazem, enquanto ele faz vigília incessante.

As desolações e perdas irreparáveis são como fantasmas que sempre voltam para assombrar. O pesadelo não faz parte apenas do momento do sono, mas acomete visivelmente, mesmo enquanto estamos acordados. A dor é contínua e angustiante e se estabelece no peito, cravando a alma no chão. As forças se esvaem e o grito já não sai, porque é embargado pelo pranto e as lágrimas abafam o próprio pedido de socorro. Passa-se a duvidar do sentido da vida quando o que mais fazia sentido na vida é retirado da nossa vida.

Estava assim o patriarca Jó, como muitos que foram contemplados com as piores tragédias do mundo caído rodopiando dentro de sua casa e anulando-lhes a vida. “Esperança” parece ser uma palavra zombeteira e escarnecedora. Foge de seus olhos qualquer vislumbre de perspectiva promissora. Some o seu chão e o mesmo vazio sob seus pés se repete dentro de seu peito. Tudo o que significava para Jó ele perdeu repentinamente e isso se reproduz para com algumas pessoas dentre a humanidade. O chamado a levantar os olhos e contemplar o restante de sua vida é uma brincadeira de mau gosto, pois, na verdade, o desejo é fechar os olhos e ir junto, desaparecer com quem se perdeu. Os olhos perdem o sentido mais ainda quando não se produz mais lágrimas para derreter a dor. Será que é hora de romper com a esperança e silenciar-se para sempre voluntariamente?

Não. São poucas as pessoas que passam por tudo isso e ainda sobrevivem para conhecer outras que também assim foram sobressaltadas. Jó podia se queixar e com toda razão (humanamente falando), mas ele jamais imaginava que no final de tudo aquilo, ele iria orar pelos seus amigos que tanto lhe acusaram! Mesmo em silêncio diante da aparição desconcertante de Deus, Jó nunca pensou em ganhar um crescimento com tudo isso. Talvez você pense que Jó ficou restaurado porque Deus lhe concedeu tudo em dobro. Mas não. Ele podia ter até 20 filhos, mas não teria mais os 10 que ele perdeu! Nenhum bem, por mais em dobro que fosse, poderia resgatar a vida de um só de seus filhos que ele perdeu! Mas Jó ficou restaurado porque teve um encontro com Deus e O conheceu de modo diferente – não só de ouvir apenas, mas contemplou-O com seus próprios olhos (Jó 42.5).

Assim também você. Mesmo que seus olhos não se abram para compreender todo seu pesadelo, deixe que eles se abram para contemplar a grandeza de Deus depois desse escuro. É um período em que Deus te colocou na fenda de uma pedra e tampou com Sua mão. É um momento em que você verá Deus apenas pelas costas, mas certamente Ele irá com você (Êx 33.17-23).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: