Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 2 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0039 - CLAMAR E NÃO SER OUVIDO

 


“O Senhor está longe dos perversos, mas atende à oração dos justos” (Pv 15.29).

Uma das coisas mais difíceis é clamar e não ser atendido, é estar em dificuldades e gritar por socorro em vão, é ter seu grito de desespero desaparecendo nos ecos da solidão. Se passar por momentos de morte e não ter um ser humano para acudir, como não será o terror de clamar por Deus e Ele estar longe? Mas é exatamente isso que a Bíblia diz, que Deus está longe dos ímpios. Obviamente Deus está em todo lugar e nada pode escapar a Seus olhos. Mas este versículo diz que Deus está longe, contrastando com a oração dos justos, ou seja, Deus está longe no sentido de não dar ouvidos ao clamor dos perversos.

Os homens maus fazem os justos sofrerem. Infligem pavor e pânico ao seu semelhante sem nenhum mísero sentimento de compaixão. Na sua cama, eles maquinam o mal para realizá-lo no outro dia (Sl 36.4) e só voltam para a cama depois de fazê-lo (Pv 4.16). Quando eles praticam a injustiça com o reto, este clama e muitas vezes não é atendido. Mas haverá um dia em que estes mesmos ímpios clamarão e não serão atendidos para sempre. O único que poderia livrá-los é quem vai atormentá-los por toda eternidade.

Porém, o Senhor atende à oração dos justos, diz o sábio. Se tem uma coisa que agrada ao Senhor é promover relacionamento agradável com os retos de coração. No v. 8, Salomão diz: “O sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento”. Se, por um lado, o maior terror do homem é clamar e jamais ser ouvido, principalmente no que diz respeito ao dia da condenação, por outro lado, uma das maiores alegrias para alguém é ter um relacionamento com seu Criador. E o v. 8 diz que essa alegria também atinge a Deus. Ele tem regozijo em desenvolver um relacionamento com os justos.

Todavia, a Bíblia nos informa que ninguém é justo (Sl 14.2,3). Todos se extraviaram e juntamente se corromperam, diz o texto. Então, a quem Deus atende em suas orações, se todos somos pecadores? Deus atendeu à oração de Cristo, quando Ele orou por nós. Lemos em João 17.20: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da palavra deles”. Uma vez que Deus atendeu à oração do único Justo que já viveu sobre a face da terra, agora, todos os que creem nEle recebem o privilégio de ter comunhão com Deus através de suas orações.

De que lado você está hoje? Do lado do único Justo que, por meio dEle, suas orações são recebidas diante de Deus, ou do lado onde estão as pessoas a quem Deus resolveu fechar os ouvidos? Talvez você nem imagine o quão desesperador será para quem clamar a Deus e saber que nunca mais para sempre será atendido nem mesmo em um só segundo de seu sofrimento e, por não imaginar isso, hoje você vire as costas para Deus, desdenhando das oportunidades que Ele está lhe concedendo. Aproveite o dia que se chama Hoje para dar ouvidos ao que te chama, pois um dia é você que vai clamar e não será por Ele ouvido!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários: