Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 24 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0061 - O IMPÉRIO DAS TREVAS E O REINO DO FILHO

 


“O qual nos retirou para fora da autoridade das trevas, e nos removeu para dentro do reino do Filho do amor dEle; em quem temos a redenção através do sangue dEle, a remissão dos pecados” (Cl 1.13,14) – Tradução Literal.

Este é um dos textos do NT que mais descrevem de modo claro e belo a operação de Deus Pai sobre aqueles que Ele salvou.

Ele nos retirou. Este verbo significa “subtrair aos olhares, ocultar, tirar de um perigo”. A ideia é que Deus saqueou a autoridade das trevas e retirou seus despojos. A princípio, parece roubar, mas não é. A questão é que os salvos já pertenciam a Deus, apenas estavam perdidos lá no poderio das trevas. Obviamente que quando Ele fez isso, Satanás, o príncipe deste império de trevas não podia fazer nada para impedir. Ele havia sido derrotado por Jesus na cruz. Esta ideia está retratada no cap. 2.15. Paulo diz que Ele nos retirou “para fora”.

Ele também nos removeu. A palavra grega aqui é metástase, que significa “remoção, retirada, traslado”. Só que Ele nos removeu “para dentro” do reino do Filho do amor dEle. Aqui está caracterizada a ação única e exclusiva de Deus. O homem é um pobre escravo, totalmente incapaz de mover sequer uma perna de onde ele está para outro lugar. Imobilizado em sua prisão, o homem é um completo dependente da graça para sair dessa condição. Somente Deus pode tirar alguém da autoridade das trevas e transportá-lo para o outro reino.

Entretanto, o príncipe das trevas poderia reclamar que Deus de fato tenha roubado. Por isso Paulo prossegue dizendo que não. Ele diz que, em Cristo, nós temos a redenção através do sangue dEle. Redenção fala de uma libertação através de pagamento. Os escravos que Deus tirou da autoridade das trevas tiveram um preço. E o apóstolo nos diz que foi através do sangue dEle. O perdão dos pecados teve seu preço e, como diz o apóstolo Pedro: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1Pe 1.18,19).

Todavia, esse pagamento não foi feito a Satanás, como muitos ensinam. De maneira alguma. Este pagamento foi feito à exigência da justiça divina. Foi uma satisfação à ira do Pai. Não foi Satanás o ofendido pelo pecado e sim Deus. Satanás não tem santidade alguma para ser ultrajada, mas Deus tem. Quando Jesus morreu, Ele subjugou Satanás e todos os seus príncipes, enquanto, ao mesmo tempo, satisfez a ira de Deus em nosso lugar.

Em que reino você está? Observe que o reino das trevas é opressor. Na versão Almeida há um contraste entre o “império” das trevas e o “reino” do Filho. Embora pareça a mesma coisa, há uma diferença e é que o império é opressor enquanto o reino é justo e amável. Por isso, ele diz que o reino é do Filho do amor dEle. Se você já está no reino do Filho, proclame o evangelho, pois é através desta proclamação que outros também serão transportados para cá (1Pe 2.9).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário