Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 21 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0059 - VALE A PENA CONGREGAR

 


“Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha” (Sl 27.4,5).

Grande parte dos nossos pedidos ao Senhor não são seguidos de uma busca empenhada. Davi disse que pedia, mas também buscaria. Ele está falando de uma ação depois da oração. Está se referindo ao que temos que fazer até que Deus mostre o que Ele vai fazer.

Primeira coisa que ele pede e buscará é morar na Casa do Senhor todos os dias de sua vida. Congregar faz um enorme bem para a alma do crente, além de ser um mandamento bíblico. O próprio significado da palavra igreja no original é este, reunião. Claro que não se restringe a templos, como na época de Davi ele se referia ao santuário, o tabernáculo. Mas hoje nós mesmos somos o tabernáculo de Deus, mas é bom lembrar que isso em conjunto. A igreja é sempre vista no coletivo como morada de Deus no NT. Davi diz que esse empenho seria diário. A assiduidade às reuniões congregacionais são de vital importância para o crente. Congregar casualmente não contribui em nada para nosso crescimento.

A razão que o salmista coloca para sua busca em congregar é para que possa contemplar a beleza do Senhor e meditar no Seu templo. Aqui temos duas partes essenciais na liturgia de nossos cultos: a adoração e a pregação. Davi diz que contemplaria a beleza do Senhor. Em outro cântico ele diz: “Adorai ao Senhor na beleza da Sua santidade” (1Cr 16.29). Portanto, ele fala do louvor e da adoração a Deus como parte do culto. Depois ele fala da meditação, ou como diz na NVI, “buscar Sua orientação no Seu templo”. Aqui podemos equiparar ao momento da pregação da Palavra, onde somos realmente orientados pelo Senhor.

Os resultados para um crente que busca com fervor a casa de Deus são estes que estão no v. 5 que lemos. No dia da adversidade seremos guardados e protegidos sob a bandeira de Deus. Não há lugar mais seguro para se estar do que debaixo da proteção de Deus. Obviamente o texto não se refere a uma blindagem sobre o crente dos males que nos cercam, mas nos prometem que estaremos livres de cair, estaremos debaixo da proteção do Senhor. Todos nós passamos por adversidades. E ai de nós se não congregássemos. Estaríamos nos sentindo desamparados, porque, como diz o salmista ainda em outro lugar, “vão é o socorro do homem” (Sl 108.12). É isso que ele diz, que seremos acolhidos no Seu tabernáculo. Temos irmãos em Cristo que nos acolhem e ali estamos seguros.

Ele diz, finalmente, que o Senhor o colocará sobre uma rocha. Aqui está a maior firmeza do crente que se reúne como igreja. Ele está firmado em Cristo e Suas palavras. Jesus disse em Mt 7.24,25 que aquele que ouve Suas palavras e as põe em prática é comparado ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Mesmo atingido pelas chuvas, rios e ventos, todavia, não se abalou, pois sua estrutura está no que Cristo diz e não em seus próprios conceitos.

Vale a pena congregar. Vale a pena se unir como igreja. Vale a pena lutar pela construção da igreja de Cristo, pois no fim das contas nós mesmos é que somos construídos.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: