“Josias tirou todas as abominações de todas as terras que eram dos filhos de Israel; e a todos quantos se acharam em Israel os obrigou a que servissem ao SENHOR, seu Deus. Enquanto ele viveu, não se desviaram de seguir o SENHOR, Deus de seus pais” (2Cr 34.33).
O reinado de Josias foi um fenômeno! Assumiu o trono com 8 anos de idade, aos 16 começou a buscar a face de Deus, aos 20 extirpou os locais de idolatria de todo seu reino (v. 3), aos 26 organizou toda a equipe que ministrava nos ofícios musicais e sacerdotais e reformou o templo (v. 8). Nessa mesma época, se achou o Livro da Lei perdido dentro do templo (v. 15), porque seu pai e seu avô eram reis completamente ímpios e rebeldes contra Deus.
O rei Josias consultou a Deus por meio de uma profetisa, arrependeu-se e conduziu o povo à obediência da Lei e achou graça aos olhos do Senhor. Celebrou a maior Páscoa que todo Israel jamais tinha visto, tamanha era sua grandeza (2Cr 35)! Mas o que lemos neste versículo de hoje é que os súditos deste rei serviam ao Senhor por obrigação, por imposição da parte do rei Josias!
Para uma conversão nacionalista, isso era bom, pois a nação gozava de paz e bênção da parte de Deus, mas hoje isso é muito triste e contrário aos padrões do NT. Infelizmente, muitas pessoas servem ao Senhor por uma obrigação, seja de seus pais, seja pela rigidez dos costumes das igrejas, seja por ameaças dos seus líderes espirituais. Nossas igrejas estão cheias de pessoas que se comportam como crentes, mas não são crentes. Foram treinadas, mas não transformadas. Foram adestradas, mas não modificadas.
Enquanto Deus não tirar o coração de pedra e dar o coração de carne, como Ele prometeu em Ezequiel 36.26,27, ninguém absolutamente conseguirá ser uma nova criatura de verdade. Esse novo nascimento não procede do homem, mas de Deus (Jo 1.13). Por isso Jesus insistia com Nicodemos que é necessário nascer de novo, é imprescindível ser uma nova criatura. Porque se não for, não se pode entrar no reino de Deus (Jo 3.5).
Mas o novo nascimento não pode acontecer quando não se prega o verdadeiro evangelho. É através de ouvir a voz do Filho de Deus que os mortos espirituais vêm à vida (Jo 5.25). E a voz do Filho é ouvida somente quando se prega o evangelho da verdade – afinal, a fé vem pelo ouvir e o ouvir a pregação da Palavra (Rm 10.17).
Observe o que fez o rei Josias antes de obrigar o povo a renovar sua aliança com Deus. Versículo 30 diz: “O rei subiu à Casa do SENHOR, e todos os homens de Judá, todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os levitas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do SENHOR”.
Isso é o que tem que acontecer. Na época de Josias, o Livro
do Senhor estava perdido na casa do Senhor. Hoje, a Palavra de Deus tem que
estar guardada em nós. Somente assim deixaremos de ser treinados para sermos
transformados. Deixaremos de servir a Deus por obrigação e serviremos com
naturalidade e satisfação!
Día tēs písteōs.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário