Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 20 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0058 - O EVANGELHO É O PODER DE DEUS PARA SALVAR O QUE CRÊ

 


“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Rm 1.16).

Ultimamente temos presenciado uma tentativa humana de ajudar a Deus no que diz respeito a trazer pessoas para a fé. As igrejas têm se utilizado de recursos inumeráveis para atrair as pessoas a Cristo, enquanto o próprio Cristo disse que atrairia as pessoas a Si pela cruz (Jo 12.32). Curioso é que quase todos os que utilizam de variados recursos para atrair pessoas a Cristo jamais falam da cruz, a qual Jesus disse que seria o meio pelo qual Ele mesmo atrairia as pessoas a Si.

Igrejas se preocupam com eventos de todos os tipos para atrair jovens, crianças, skatistas, drogados, roqueiros e até pobres também entraram na lista dos que estão na mira de tais evangelistas. Parece que quase ninguém percebe uma coisa: que esse tipo de recurso é, na verdade, uma afronta a Deus; é o mesmo que dizer que o método de Deus não atrai ninguém, então vamos utilizar os nossos, porque os de Deus não dão resultado.

Entretanto, o que o apóstolo Paulo diz aqui neste versículo é que o evangelho é que é o poder de Deus para a salvação, não o evangelista, nem seus recursos. Observe, o Criador de todas as coisas, com o poder apenas de Sua palavra, criou tudo o que existe, quer conheçamos ou não. Agora, na hora de chamar o pecador para a salvação que Ele mesmo projetou desde a eternidade, Ele precisa de nossos recursos... parece uma piada! Paulo diz que o evangelho é o poder de Deus, não do homem. Deus poderia utilizar uma palavra direta de Sua boca, sem intermediários para efetuar a salvação, como Ele fez na criação. No entanto, Ele nos torna participantes desse privilégio, de sermos porta-vozes de Sua mensagem (o evangelho) e ainda queremos “melhorar” esta mensagem com nossos teatros, músicas, danças, retiros e outras ocorrências mais. Lembremo-nos de que somos apenas isso e nada mais que isso: porta-vozes. A mensagem não é nossa, mas de Deus e é ela que é o poder para salvar, não nós.

Ao olharmos para a parábola do semeador, percebemos a aparição mínima do semeador nessa narração. Ele só aparece no início e nunca mais. Em todo o decorrer da parábola, o que vemos é a semente e os tipos de terra, ou seja, a Palavra e os tipos de coração que ela vai encontrar. Isto quer dizer que não é o evangelista que é importante e sim a mensagem que ele prega, claro, desde que seja mesmo o evangelho!

Então deixo esta mensagem para todos: faça o máximo para que na sua pregação apenas a mensagem apareça e não você. Não faça sombra ao evangelho, pois ele é o poder que Deus emprega para salvar os crentes. Não quer dizer que todos os eventos das igrejas sejam errados, entretanto, eles jamais devem ser utilizados para atrair ninguém e sim somente para a glória de Deus. Se o objetivo for atrair pessoas, então estamos afrontado a Deus. Se quer atrair as pessoas, pregue o evangelho e somente ele. Caso utilize outras estratégias, então você não pode dizer como Paulo, pois está se envergonhando do evangelho e duvidando de que ele, por si só, seja realmente o poder de Deus para salvar alguém e que Deus precisa de sua ajuda...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário