Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 27 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0063 - SALVOS, MUITOS OU POUCOS?

 


“Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lc 13.22-24).

Nesses dias que são marcados por mania de grandeza, é comum o conceito popular afirmar que haverá mais pessoas salvas do que perdidas. As pessoas pensam que fica feio para Deus ter menos pessoas no céu do que no inferno. Muitas igrejas já entraram nesse pensamento megalomaníaco. Mas também não era para menos. O maior sinal de uma igreja abençoada hoje é seu tamanho... então não podemos esperar outra coisa!

Vemos nesse texto Jesus responder a uma pergunta que geralmente incomoda quase todas as pessoas, sejam crentes ou não. A questão se muitos ou poucos serão salvos é uma curiosidade que não somente temos, mas que também nos perturba. E o que o Mestre falou a respeito, ao contrário do conceito cristão popular de hoje, é que são poucos sim, os salvos! Para espanto dessa geração que adora a grandeza, Jesus traz uma resposta preocupante! São poucos os salvos!

As pessoas argumentam que não é possível que Deus venha perder pro diabo. Na opinião da mente cristã pós-moderna, Deus também está preocupado com quantidade. Quanto engano e quanto erro! Deus não precisa de número! Deus não precisa provar nada pra ninguém! Se Ele não levasse ninguém pro céu, ainda assim não estaria perdendo pro diabo. Aliás, outro engano é pensar que o inferno é do diabo. Tanto o céu quanto o inferno são de Deus. Nos salvos, Ele mostrará eternamente Seu amor, enquanto nos perdidos, Ele demonstrará eternamente Sua justa ira! Essa visão romântica sobre Deus tem embaçado a visão tanto dos pecadores que não vieram a Cristo, como dos próprios crentes que servem mais ao deus elaborado por sua mente adubada com os conceitos líquidos do pós-modernismo, do que ao Deus verdadeiro da Escritura!

Jesus disse que muitos procurarão entrar e não poderão. A questão é que eles procurarão, mas não em tempo. No v. 25 lemos que os “muitos” perdidos só baterão à porta depois que o dono da casa já tiver fechado. Enquanto a porta esteve aberta, eles não se esforçaram para entrar por ela. No v. 26 Jesus diz que tais pessoas estavam na igreja. Elas argumentarão que comiam e bebiam na presença de Deus. Elas tomavam ceia, elas ouviam pregações! Isso é triste e terrível!

Quem dera os pregadores parassem de aumentar o conforto de seus templos e de suas pregações! Que deixassem de querer alargar a porta que é realmente estreita! Tomara que ainda se voltem para a Bíblia e mostrem a este público dengoso que o Deus da Escritura está longe de ser este que eles idolatram. Pois pode ser que inclusive os próprios que anunciam este falso paliativo fiquem de fora juntamente com os que neles acreditaram!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Muito bom. Triste saber que tantas pessoas estão entrando pela porta larga

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade, mas é assim pelo desígnio de Deus para os incrédulos.

    ResponderExcluir