Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 29 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0066 - CONSELHOS PARA OS RELACIONAMENTOS CRISTÃOS

 


“Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1Pe 5.5-9).

Estes conselhos do apóstolo Pedro para nós abarcam todas as áreas de relacionamento da nossa vida. Uns para com os outros, para com Deus e em relação a nós mesmos, tendo em vista o nosso adversário espiritual. Todos estes mandamentos têm sua explicação e razão de ser.

Primeiro, Pedro fala da humildade. A sujeição dos jovens aos presbíteros (assim está no grego, pois Pedro inicia o cap. 5 falando aos presbíteros – v. 1), mostra que o relacionamento uns para com os outros começa pela ordem e respeito. Então ele amplia isso para a prática da humildade que deve existir mutuamente no seio da igreja: sujeição mútua e revestimento da humildade. A razão de ser deste mandamento é porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Essa prática é cada vez mais rara nos círculos cristãos e familiares dos nossos dias, mas eles vão se ver com Deus inevitavelmente.

Segundo, o apóstolo fala do nosso relacionamento com Deus. A atitude aqui ordenada, ainda segue a anterior, isto é, atitude de humildade. A mão de Deus é potente, diz Pedro, portanto, é inútil se opor a ela. A postura de um homem de Deus não somente perante os outros, mas ainda mais diante de Deus é uma postura de humildade. A promessa deste mandamento é que Deus, a Seu tempo, nos exaltará. Esse tempo pode ser aqui ou do outro lado e em certos casos sabemos que essa exaltação tem algo a ver com a situação que porventura estejamos passando. Mas isso é com Deus.

Em relação a Deus, Pedro ainda nos ensina lançar sobre Ele toda nossa ansiedade. Geralmente lançamos nossas ansiedades uns sobre os outros ou muitas vezes engolimos. Às vezes ferimos outras pessoas descarregando nossas ansiedades em palavras ofensivas, ou ferimos a nós mesmos guardando a ansiedade para nós. Mas a ordem aqui é lançá-la sobre Deus. E a promessa é que Ele tem cuidado de nós. Confiamos no cuidado de Deus?

A terceira instrução do apóstolo Pedro fala sobre nossa postura pessoal, em relação a nós mesmos. Postura de sobriedade e vigilância. Devemos ser pessoas moderadas e atentas. A razão de ser dessa instrução é porque o diabo marcha à nossa volta, querendo nos tragar. A postura em relação ao nosso inimigo é postura de resistência, de firmeza na fé, jamais de frouxidão, porque, de acordo com o apóstolo, outros irmãos no mundo também suportam as mesmas aflições. Então sejamos associados a eles com solidez e alegria.

O resultado de tudo isso está no v. 10: “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à Sua eterna glória, depois de havermos padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça”.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário