Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 28 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0065 - COM QUE AUTORIDADE FAZES ISTO?

 


“E tornaram a Jerusalém, e, andando ele pelo templo, os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos, se aproximaram dele. E lhe disseram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? Ou quem te deu tal autoridade para fazer estas coisas? Mas Jesus, respondendo, disse-lhes: Também eu vos perguntarei uma coisa, e respondei-me; e então vos direi com que autoridade faço estas coisas: O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me”. (Mc 11.27-30).

Esse texto nos fala da última entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, conhecida como Entrada Triunfal. Algumas coisas já tinham acontecido de modo extraordinário desde Sua entrada ali. O cego, filho de Timeu, já tinha sido curado e se tornara um dos seguidores de Jesus; Ele já havia entrado pela cidade, aclamado pela multidão que gritava “Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor”; Jesus já havia amaldiçoado uma figueira que se secou desde a raiz; já havia também expulsado do templo os mercadores aproveitadores, junto com suas mercadorias. Agora é interpelado pelos principais sacerdotes e escribas sobre a questão de quem O autorizava a fazer tais coisas. Lembremo-nos que anteriormente os fariseus já haviam pedido a Jesus um sinal do céu para tentá-lo (Mc 8.11). Jesus não lhes deu sinal algum (Mc 8.12). E agora os escribas e anciãos querem saber quem autorizou Jesus a fazer aquelas coisas.

A questão vai muito além de saber quem autorizava Jesus a fazer o que Ele fez. A questão era crer nEle. E a isso, declaradamente os inimigos de Jesus não estavam dispostos. Se anteriormente Jesus lhes desse os sinais que eles exigiam, mesmo assim não creriam; se agora Jesus lhes respondesse com que autoridade fazia aquelas coisas, assim também não creriam. Para provar que de fato não iriam crer, Jesus lhes devolve outra questão: “O batismo de João era do céu ou dos homens?” (v. 30). Isto era apenas um exemplo. E as próprias autoridades arrazoaram entre si: “Se dissermos que é do céu, Jesus irá nos condenar por não termos crido” (v. 31). Era exatamente isso. Não era uma questão de saber de onde provinha a autoridade, mas de crer nessa fonte! Pois o batismo de João tinha a mesma fonte de autoridade que autorizava Jesus a fazer aquelas coisas. No entanto, se não creram no batismo de João, que anunciava arrependimento de pecados para a chegada do reino de Deus, tampouco acreditariam que a autoridade de Jesus provinha de Deus!

Essa é a grande questão hoje também com os incrédulos. Eles querem sinais e mais sinais. Não querem crer. Pensam que os sinais são dados para entretenimento e diversão, mas Deus não deu Seus sinais para divertir os incrédulos. Seus sinais foram dados para apontar a Cristo como nosso Senhor e Salvador, em Quem devemos depositar nossa fé. Se não querem crer, então não peçam sinais; se não vão crer, então não questionem a autoridade dos homens de Deus. Assim também com os falsos profetas. Quando os homens de Deus pregam a Bíblia e os desmascaram, eles ficam envenenados e querem saber com que autoridade os homens de Deus falam isso. Não adianta responder. Não é questão de não saber a fonte de autoridade, mas de não querer crer nela.

Apelo a você que ainda não reconheceu nem se submeteu à autoridade de Cristo: faça isso hoje mesmo, sem tentar ao Senhor, pedindo qualquer sinal e sem questionar a autoridade dEle, que procede daquele que O enviou. Ouça Sua Palavra e creia; os sinais virão em seu tempo devido e ainda assim não servirão para sua fé, porque a fé vem pelo ouvir, não pelo ver. Se vê, já não é fé. Pense nisso!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário