Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 2 de março de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0040 - O DEUS DESTE SÉCULO OU O DEUS VERDADEIRO

 


“Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, Ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2Co 4.3,4,6).

Temos aqui nesses versículos que lemos, a atuação de dois seres; um, falsamente chamado “deus” (porém “deste século”, isto é, o governante deste sistema pecaminoso) e o outro, o verdadeiro Deus. Ambos trabalham em relação à Palavra do evangelho que é proclamada pelos pregadores da verdade.

O primeiro, o deus deste século, é o próprio diabo. O trabalho dele está em cegar o entendimento dos incrédulos. O trabalho dele é encobrir a verdade do evangelho para os que se perdem, a fim de que eles jamais cheguem à salvação. E, de fato, ele consegue êxito nisso. Mas Paulo diz que apenas nos que se perdem. A função do diabo para os que vão perecer é mantê-los no engano e nas trevas

Ele pode fazer isso de duas formas. Uma é como diz o texto, cegando o entendimento, ou seja, tornando difícil ou incompreensível a mensagem do evangelho, como Jesus mesmo havia dito na parábola do semeador. A semente é plantada, mas vêm as aves e comem aquelas que caíram à beira da estrada (Mt 13.4). Jesus explica que isto se refere ao que ouve a Palavra e não entende. Satanás arrebata o que foi semeado em seu coração (Mt 13.19). A outra forma que o diabo faz isso é usando falsos pregadores para adulterarem a Palavra de Deus. Voltando a 2Co 4, Paulo diz que eles (os verdadeiros apóstolos do Senhor Jesus) não adulteram a Palavra de Deus (v. 2). Todavia, o que não faltam são falsos apóstolos, falsos profetas, falsos mestres, para pregarem uma mensagem corrompida aos ouvintes. Eis aí a outra forma pela qual o diabo cega o entendimento dos perdidos.

Todavia, temos o segundo personagem, o Deus verdadeiro, Aquele que disse: “Haja luz”, e houve luz (Gn 1.3). Paulo nos diz que pelo mesmo poder criativo de Deus no princípio, Ele ordena que haja luz em nosso coração. Quando Ele age, ninguém pode impedir, nem mesmo o falso deus citado anteriormente. Diante do resplandecer dEle, trevas nenhumas podem resistir e permanecer. Elas têm que se esvair e se dissolver pelo poder da Palavra do Deus verdadeiro e Criador de uma nova vida no coração do ouvinte.

Mas não é qualquer palavra. Paulo diz no v. 5 que não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor. Não é qualquer palavra que vai converter o ouvinte. É aquela palavra que exalta a Cristo como Senhor e põe o homem como escravo. É a palavra do evangelho da cruz. Ouve-se muito hoje em dia palavra que exalta o homem e não a Cristo. Tais palavras jamais operam salvação, pois são palavras que fazem cócegas em morto. Mas somente a Palavra que exalta a Cristo é que entra como poder explosivo que invade o túmulo do pecador, estremece tudo em sua vida e o arranca violentamente da morte espiritual para a “iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo”.

A pergunta de hoje é: qual desses dois personagens está trabalhando em sua vida? O deus deste século, ou o Deus verdadeiro e poderoso?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Pb. Alex santos: Louvado seja o Deus verdadeiro que disse; haja luz! e Houve luz em mim! E Ele msm resplandeceu na minha vida!!

    ResponderExcluir