Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 2 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0069 - CHEIRO DE VIDA E CHEIRO DE MORTE

“Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?” (2Co 2.15,16).

Na época do antigo império romano, os generais, quando vinham vitoriosos de suas campanhas militares, traziam seus inimigos acorrentados em fileiras ao lado de sua cavalaria que entrava triunfante na capital romana. Estes prisioneiros desfilavam vergonhosamente para a morte, enquanto os vencedores entravam exibidos diante do imperador. À frente daquele cortejo, seguiam os cortesãos, espargindo perfumes ou incensos para celebrar a vitória. Os cativos condenados à morte sentiam naquela fragrância o cheiro da morte que se aproximava deles; o pelotão vencedor sentia naquele perfume o cheiro de vida e, para alguns deles, até uma promoção no posto do exército.

Assim Paulo compara o poder do evangelho. Ele é como aroma de vida para os que se salvam, para os que o aceitam. Mas ele é como garantia de morte eterna para aqueles que se perdem, os que o rejeitam. Porém, como ele diz no v. 17, não podemos adulterar a Palavra de Deus, como muitos o fazem. Por quê? Porque é somente através da proclamação da verdade que tais pessoas poderão distinguir o cheiro que estão sentindo. Um evangelho adulterado nem tem fragrância boa para que o salvo se perceba salvo, nem tampouco tem um cheiro forte de morte para que o perdido se saiba perdido. Ele é meio inodoro, sem cheiro e o máximo que faz é confundir os ouvintes do evangelho.

Mas quando pregamos a verdadeira Palavra de Deus sem adulterá-la ou corrompê-la, então se torna nítido para os ouvintes a sua real situação. Mesmo que um incrédulo venha rejeitar as palavras do evangelho, ele o fará consciente, pois o evangelho foi pregado a ele de modo claro e límpido! Ele saberá exatamente o que está rejeitando. E saberá, consequentemente, para onde estará indo ao fazer essa rejeição. Por outro lado, o que vier a crer no evangelho, ele também saberá exatamente em quê e em Quem estará crendo. Sentirá o cheiro de vida se aproximando dele e lhe concedendo vida em Cristo Jesus de modo evidente.

Infelizmente, hoje em dia, muita proclamação do evangelho está sendo confusa. Os perdidos acham que estão salvos e muitos salvos acham que estão perdidos. Isto porque a Palavra de Deus está sendo adulterada.

Mas quero deixar uma reflexão para você. Afinal, de que lado do exército você está? Que aroma você sente quando ouve a pregação da verdade? Não me refiro a ouvir qualquer pregação, mas exclusivamente a pregação do verdadeiro evangelho. Não existe meio salvo ou meio perdido. Ou você sente o cheiro de vida para a vida eterna, ou cheiro de morte para a morte eterna!

Dia tēs písteōs.

Pr. Cleilson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário