Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0086 - DUAS CLASSES DOS HERÓIS DA FÉ



“Os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões” (Hb 11.33,36).

Os heróis da fé na galeria de Hebreus 11 são verdadeiros exemplos de pessoas cuja fé estava acima de qualquer circunstância, por mais desastrosa que fosse. A vida deles de relacionamento com Deus falava mais alto do que qualquer de seus problemas. E não é de qualquer problema que estamos falando. Muitos deles tiveram sua vida ceifada pelo martírio, crendo na vida superior e eterna.

Entretanto, o autor aos Hebreus nos fala de duas classes desses heróis. Na primeira classe eles subjugaram reinos, obtiveram promessas, fecharam boca de leões, apagaram fogo violento, escaparam ao fio da espada, etc. Mas na outra classe eles foram escarnecidos, açoitados, aprisionados, apedrejados, provados, serrados ao meio, mortos a fio de espada, etc.

Devemos perceber que para Deus não é importante como será a trilha dos crentes aqui na terra, se cheia de triunfo ou cheia de sofrimento. O que importa é que passemos por nossa trilha por meio da fé. No v. 6, o autor nos diz que sem a fé é impossível agradar a Deus. E aí estão os exemplos de homens e mulheres que, pela fé, viveram grandes sagas de vitórias ou suplícios, no entanto, todos tinham algo em comum, a saber, sua fé. Entre eles não havia disputa ou reclamações dos que sofriam para com aqueles que venciam. Ambas as classes estavam satisfeitas em Deus.

O que ouvimos em nossos dias são pregações triunfalistas, nos dizendo que fomos chamados para ter o melhor dessa terra, que Deus nos chamou para sermos os mais prósperos dos homens dessa terra, porque afinal, somos filhos do Rei; que o melhor de Deus ainda está por vir e outras tolices mais. Porém, o que encontramos aqui é que nem mesmo os heróis que provaram grandes vitórias tinham seus olhos fitos nesta terra. Diz o v. 35 que “alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição”. Eles não estavam pensando neste mundo. Diz o v. 38 que o mundo não era digno de tais homens! Mas hoje, estão ensinando os crentes a serem dignos deste mundo...

Não importa a que classe Deus nos chamou para pertencer; se aos que redimirão muitas almas por suas eloquentes pregações, ou se dos que anonimamente padecerão as dores do evangelho, sem que ninguém jamais saiba de seu trabalho. O que nos importa é não retroceder. Como nos diz o cap. 10.38,39: “Todavia, o meu justo viverá pela ; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da , para a conservação da alma”.

Encerro com o cap. 10.35: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão”.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário