Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 17 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0083 - PIEDADE QUE RESULTA EM PERSEGUIÇÃO

 


“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3.12).

Soa muito estranho falar em perseguição num contexto como o que atualmente vivemos em nosso país. A luta é pela liberdade. Liberdade de expressar suas crenças e valores, de decidir a própria vida em todos os termos, como educação, relacionamento, religião, enfim. Não cai bem a palavra perseguição na sociedade atual.

Entretanto, o apóstolo Paulo está falando aqui que serão realmente perseguidos todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus. Precisamos observar mais de perto algumas coisas neste versículo.

Primeiramente, o autor sagrado nos mostra que a perseguição virá para todos. Entretanto, esse “todos” não pode significar “todos” realmente, pois ele mesmo define a abrangência desse termo. “Todos” aqui significa os que querem viver piedosamente. Para viver piedosamente é necessário antes ser cristão. Portanto, Paulo está falando aqui para cristãos e não para todo mundo. Assim, entendemos que nem todos os que estão entre os cristãos desejarão viver nessa piedade.

Ademais, é interessante perceber em nossa própria experiência, que quando trabalhamos a piedade cristã em nossa vida, rapidamente percebemos algum tipo de perseguição nos assolando, o que leva alguns cristãos a desistirem de continuar no exercício da piedade. Sendo assim, fica claro que nem todo cristão desejará ter uma vida piedosa. Muitos querem viver, mas não piedosamente.

Em segundo lugar, Paulo diz que essa piedade é “em” Cristo Jesus. Infelizmente, há um exercício de piedade que não é em Cristo. Preste atenção ao v. 5 e verá que Paulo nos fala que os homens dos últimos dias, sobre os quais ele vem falando desde o v. 1, terão aparência de piedade (no grego, morfos, “forma”), mas negarão seu poder. Eis a questão. Há muita gente com “forma” piedosa, mas tal piedade não é exatamente em Cristo Jesus. Tais pessoas também não serão perseguidas, embora se passem por piedosas aos nossos olhos. Ao contrário, o apóstolo se refere aos piedosos “em” Cristo Jesus, isto é, dentro dEle. Os que exercem a piedade cristã segundo o próprio Cristo. Os tais serão perseguidos!

A pergunta para nós hoje é a seguinte: realmente nós sabemos as implicações de sermos perseguidos? Neste mundo de tanta liberdade, como pode ser perseguido um cristão somente porque é piedoso? Aí é que está. Nossa piedade em Cristo Jesus não se conforma com este século. É um exercício de piedade que denuncia a malignidade deste sistema em que vivemos. E nosso próprio modo de ser provocará os seguidores deste mundo, os quais, de um modo brando ou rígido, nos perseguirão. Desde a mais cruel sentença ao martírio, que acontece em países que perseguem os cristãos, até à mais simples rejeição pelo fato de você ser piedoso, isso é perseguição e também resultado de sua piedade em Cristo Jesus.

Tomara que isto aconteça a cada um de nós.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário