Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0093 - O DIA DO SENHOR

 


“Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz” (Am 5.18).

Profeticamente falando, a expressão “Dia do Senhor” sempre pareceu ser para os judeus uma expressão de libertação salvadora. A expectativa deles era de que chegaria um dia em que o Senhor Deus Se manifestaria com braço forte e libertaria Seu povo de qualquer jugo opressor sob o qual ele estivesse.

Todavia, o povo de Deus andava por caminhos maus. Algumas de suas práticas são aqui citadas e condenadas por Deus através do profeta Amós: no v. 7 ele diz que o juízo era convertido em alosna, uma planta amarga, ou seja, qualquer pobre que pleiteasse uma causa na justiça, logo seu requerimento era transformado em pior amargor do que o próprio dano que havia sofrido; eles também aborreciam os que falavam a verdade (v. 10); pisavam os pobres e exigiam altos impostos (v. 11); afligiam o justo e tomavam suborno (v. 12). Tal era o caminho injusto pelo qual o povo de Deus andava e ainda desejava que viesse o Dia do Senhor! Eles almejavam intervenção divina e que Deus lhes fosse favorável, a despeito de suas iniquidades.

Ironicamente, as pessoas de nossos dias também são assim. Vivem em iniquidade e cometem injustiça, mas acham que virá um dia glorioso de Deus para suas vidas em que elas se darão bem, ainda muito melhor do que já vivem agora. Muitos dizem inclusive desejar a vinda do Senhor Jesus, mas o conceito do próprio Deus sobre a expressão “Dia do Senhor” é um conceito devastador.

Para Deus, o Dia do Senhor é um dia em que Ele vingará toda maldade dos homens. As pessoas vivem em seus pecados e esperam um dia em que o Senhor lhes dê a bem-aventurança da vida eterna. Não, meus irmãos! Deus alerta Seu povo dizendo que não. O Dia dEle será espantoso! Quem acha que no Dia do Senhor vai escapar do leão, na verdade cairá na boca do urso (v. 19)! Eles desejam o Dia do Senhor para escapar de seus problemas, mas cairão de frente com o Juiz do Universo. E Deus estava incluindo os próprios adoradores dEle nesse dia de vingança. No v. 21 lemos: “Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer”. No v. 23, Deus diz que não suporta nem mesmo o barulho do cântico desse tipo de gente. É muita gente dizendo que está adorando, quando na verdade, Deus não suporta ouvir o seu vozerio...

Deus requer que o juízo e a justiça corram livres como os ribeiros de água (v. 24). Deus requer que Seu povo ande em fidelidade com Sua Palavra e Sua vontade. Deus quer que a nação pratique a justiça que representa a justiça dEle, que não erra e não aceita propina. Deus requer que Sua igreja não esteja envolvida com a corrupção, que esteja comprometida com o evangelho do arrependimento de pecados e da fé em Cristo. Somente assim podemos esperar que o Dia do Senhor seja maravilhoso e de grande livramento de salvação para Seu povo. Como disse o apóstolo Paulo em 2Ts 1.7,8: “E a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus”.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário