Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 30 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0096 - EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO

  


“Vejam! Permaneço à porta e bato. Se alguém ouviu a minha voz e abriu a porta, entrarei em direção a ele, e cearei com ele e ele comigo” (Ap 3.20) – Trad. Lit.

A porta de que fala este versículo, naturalmente é a própria pessoa, ou seu coração, sua alma, sua aceitação, como queiram definir a nossa parte relacional com Deus. No texto grego, como lemos numa tradução literal, como de fato está escrito no original, não existe a palavra “casa” como nas nossas versões, que dizem “entrarei em sua casa”, embora possa estar implícito. Mas lemos no grego “entrarei para ele” ou “em direção a ele”. Portanto, aqui fala do coração da pessoa.

Todavia, essa fala de Jesus não está sendo dita a incrédulos, como nós muitas vezes a usamos para falar aos que não são convertidos. Repetimos esta fala de Jesus para que o ouvinte do evangelho abra seu coração para Jesus. Às vezes dizemos ainda que a chave está na mão do ouvinte e a fechadura fica pelo lado de dentro...

Mas este versículo, assim como todo seu contexto, está sendo dito à igreja. Sim, é uma palavra de Jesus aos salvos! Esta é a última de 7 cartas que o Senhor mandou João escrever a 7 igrejas que existiam em algumas cidades da Ásia Menor. Esta aqui é endereçada à igreja que estava na rica cidade de Laodiceia (v. 14). Jesus está falando aos crentes.

O que aconteceu, de acordo com esta mesma carta, foi que esta igreja confiou demais em suas riquezas e pensou que estava agradando a Deus com isso (v. 17). Tornou-se uma igreja insensível e sem utilidade. Jesus chama essa igreja de morna, que quer dizer, no contexto, inútil, imprestável.

O conselho que Jesus dá a essa igreja é que “compres ouro refinado no fogo para que te enriqueças” (v. 18), uma provável referência à perseguição por amor de Cristo. Uma igreja morna não é perseguida, porque é indiferente e não causa incômodo algum à sociedade onde está inserida. Uma igreja relevante não é aquela que adquire riquezas e sim a que combate o pecado e anuncia o evangelho do arrependimento aos homens.

Sempre houve épocas em que as igrejas se pareceram com todas aquelas 7, pois o número 7 no Apocalipse representa totalidade. A mensagem às 7 igrejas simboliza que a mensagem de Cristo ecoa por todas as igrejas de todos os lugares em todas as épocas. Portanto, sempre houve igrejas parecidas com todas aquelas 7. Porém, em nossos dias, as igrejas estão mais parecidas com a de Laodiceia. São ricas e não sentem falta de nada... nem mesmo sentem falta do Cristo que colocaram para fora.

Por isso que Ele permanece à porta e bate. Porque a igreja é dEle. Alguém vai abrir a porta. Veja que Jesus corrige e repreende aos que Ele ama (v. 19). Em Hebreus 12 lemos que os repreendidos e corrigidos são filhos de Deus. Portanto, havia salvos ali, como há salvos aqui. Jesus não está batendo à porta do incrédulo, pois o coração do incrédulo é de pedra e a Bíblia diz que Deus troca este coração por um de carne, que Lhe obedeça (Ez 36.26,27). Ao contrário do que se pensa, Jesus não fica batendo à porta do coração do descrente. Quando ali Ele quer entrar, Ele o transforma em um coração dócil que Lhe receba. O problema está nos que já tiveram o coração transformado e mesmo assim expulsaram Jesus de lá. É aí que Ele permanece batendo para que Lhe abram... de que lado do seu coração está Jesus?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário