Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 25 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0092 - LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS

 


“Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros” (Jo 13.14). 

John Stott associa este episódio da última ceia com o texto de Paulo aos Filipenses cap. 2. Segundo o raciocínio dele, Jesus, naquela ceia estava fazendo visivelmente aquilo que havia feito invisivelmente quando veio do céu. A associação que ele faz é a seguinte: Em Filipenses é dito que Jesus, sendo Deus Se esvaziou; aqui em João 13, Jesus tira sua vestimenta de cima. Em Filipenses, Jesus assume a forma de servo; aqui em João 13, Ele cinge-se com uma toalha. Em Filipenses lemos que Jesus Se humilhou, tornando-Se obediente até à morte, que foi de cruz; aqui em João 13, Ele coloca água na bacia e lava os pés dos discípulos. Por isso, todo significado daquele lava-pés era completamente divino e espiritual.

Quando Pedro rejeita que Jesus lave seus pés, ele está sendo humanamente cordial. Qualquer discípulo que prezasse seu mestre, jamais permitira que seu mestre lhe lavasse os pés, pois isto era serviço de um escravo e, embora nem o mestre nem o discípulo fossem escravos, todavia, se apenas entre eles tal serviço devesse ser feito, obviamente era o discípulo que o faria.

Quando Jesus diz a Pedro que ele não teria parte com Jesus se não tivesse os pés lavados, Jesus estava falando da sujeira que contamina nossos pés nesta caminhada terrena. Pedro não entendeu. Jesus havia dito: “O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois” (v. 7). Ao ouvir que não teria parte com Jesus, Pedro pede então que lave não somente os pés, como também as mãos e a cabeça. É engraçado para nós, mas para Jesus isso também tinha um significado: “Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés” (v. 10). Jesus está dizendo que, como um todo, nós já fomos limpos. Já fomos justificados de todos os nossos pecados. Não somos mais culpados diante de Deus. Porém, quanto aos pés, Ele fala da santificação, não da justificação.

Enquanto caminharmos nesta terra, nossos pés serão manchados com a poeira do pecado, mas nosso corpo já está limpo. Precisamos do perdão de cada dia e Jesus deu este exemplo, lavando os pés de Seus discípulos. Ele disse que devemos fazer assim também, pois Ele, como Senhor e Mestre o fez, por que nós não o faríamos? Ele quer dizer: se Eu, que sou Deus Perfeito perdoei vocês, por que vocês não vão se perdoar mutuamente? Eis o significado de lavarmos os pés uns dos outros. Não temos poder para dar banho, isto é, justificar ninguém de seus pecados, isso só Jesus pode fazer. Mas podemos lavar nossos pés mutuamente, pois isso significa perdão mútuo e diário.

Como estamos em relação ao perdão uns para com os outros? Se não perdoamos, estamos dizendo que somos melhores que Jesus. Ele, sendo Deus, impecável, perdoou pecadores, por que pecadores negariam perdão a pecadores? Já fomos justificados e perdoados diante de Deus, mas precisamos lavar nossos pés nessa caminhada terrena, porque nela sujamo-nos uns aos outros e precisamos limpar-nos uns aos outros...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: