“A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples” (Sl 119.130).
Quão maravilhoso é ouvir a exposição da Palavra de Deus! De fato ela traz luz e entendimento. O texto original dá a ideia de desdobramento da Palavra, de abertura da Palavra. Aqui, o salmista não se refere à palavra escrita, mas à palavra explicada. É assim que somos realmente edificados, através da explicação da Palavra. Aqui não se fala da revelação da Escritura, mas da iluminação, e esta, originada de uma correta explanação.
Spurgeon afirmava sobre este versículo que o simples ouvir externo da Palavra de Deus é de pouco valor, “mas quando as palavras de Deus penetram as recâmaras do coração, então a luz se difunde por todos os cantos”! Na verdade esta é uma operação exclusiva do Espírito de Deus, que traz luz ao ouvinte, uma vez que todos estão mortos em seus delitos e pecados. Todavia, o Espírito de Deus fará esta operação através da exposição fiel da Palavra de Deus.
Os simples recebem o entendimento da Palavra mediante a exposição dela, diz o salmista. Aqui temos uma alusão aos que para o mundo são considerados simples. Mas é assim de fato a vocação divina. Paulo diz aos coríntios: “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento” (1Co 1.26). O sermão do monte, proferido pelo nosso Senhor, começa com a bem-aventurança prometida para os “pobres” de espírito e não para os poderosos. Por isso, o mais simples convertido instruído na Palavra tem mais entendimento do que um versado incrédulo.
Atualmente, temos experimentado uma séria carência da exposição das palavras de Deus. Consequentemente, grandes multidões permanecem nas trevas, pois não lhes é trazida a luz que clareia o caminho pela exposição da Palavra. Igrejas têm trocado os sermões expositivos por palestras motivacionais, pregações bíblicas por casos e contos, explanação da Escritura por adivinhações e uma interpretação saudável e bem aplicada por conferências de metas e crescimento. Não é à toa que o resultado que presenciamos é de uma igreja doente e cega, que mendiga em plena luz do dia.
Muitos pastores trocaram suas Bíblias por livros de psicologia, suas citações não são de textos bíblicos, mas de psicólogos, filósofos, sociólogos e outros analistas do comportamento humano, que mais tentam explicar o homem a partir de si mesmo e seu desempenho, do que a partir daquilo que Deus diz sobre o homem. Dessa forma, os ouvintes morrem de fome enquanto sorriem para tais discursos.
Dê graças a Deus se você participa de uma igreja que expõe a
Sagrada Escritura! Isso está em extinção nesses últimos dias. Claro que se
perguntarmos, todos dirão que realmente expõem fielmente a Palavra de Deus.
Entretanto, a realidade que temos diante dos nossos olhos é de crentes
mirrados, confusos e despreparados. Se a exposição bíblica fosse algo normal, a
igreja não estaria como está. Portanto, se sua igreja expõe fielmente a
Palavra, não hesite em convidar outros para serem alimentados ali. Você estará
ajudando os simples a se revestirem do verdadeiro entendimento de Deus!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Maravilha de Deus!.Deus seja louvado eternamente.
ResponderExcluirAmém! Aleluia!
Excluir