Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 5 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0072 - SALVO TU E TUA CASA

 



“Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.31).

Ao contrário do que muita gente pensa, este versículo não é uma promessa para todas as pessoas. Se fosse, então as famílias de todos os crentes seriam salvas e, consequentemente, o mundo inteiro, pois todas as famílias estão ligadas a outras famílias e assim sucessivamente.

A situação era que o carcereiro, que vigiava a prisão onde estavam presos Paulo e Silas por amor do evangelho, se viu numa condição de risco. Bem no seu turno de vigia, aqueles apóstolos cantavam e oravam, quando toda a prisão se abalou e seus alicerces foram estremecidos, de modo que todos os presos ficaram livres. Vendo aquilo, o carcereiro quis suicidar-se, pois teria o mesmo destino de morte caso fosse julgado pelas autoridades (vs. 26,27). Paulo e Silas o interrompem, dizendo que ninguém havia fugido como ele imaginava.

Assim, o carcereiro pergunta o que ele deveria fazer para ser salvo (v. 30). Obviamente ele não se referia à salvação como nós conhecemos hoje, pois ele era romano e nada sabia do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Sua pergunta referia-se apenas àquela situação em que estava metido. O que fazer para salvar sua pele e de sua família das punições cabíveis em um julgamento sobre este caso.

Oportunistas, Paulo e Silas aproveitaram o verbo “salvar” que o carcereiro havia usado em sua pergunta e lhe deram a resposta, associando este verbo à fé salvadora. Em outras palavras, mesmo que o carcereiro pudesse ser salvo do julgamento de Roma, todavia, ninguém poderia salvá-lo do tribunal de Deus! Porém, se ele cresse em Cristo Jesus, seria salvo de verdade, incluindo sua família. Observe que no v. 32, Paulo e Silas pregam não somente para ele, mas para toda sua casa. Não foram salvos pela fé do carcereiro; eles mesmos tiveram que ouvir a palavra e crer nela. No v. 33 todos eles são batizados! Não foram salvos pelo batismo do carcereiro, mas tiveram que tomar sua decisão pelo seu próprio batismo. Agora sim, no v. 34, o carcereiro se alegra por ter se cumprido a palavra de Paulo e Silas, de que toda sua casa seria salva.

Obviamente o grau de influência daquele carcereiro sobre sua casa era muito grande, pois ele era o patriarca e todos de sua casa deveriam seguir sua decisão. Talvez não se diria o mesmo se Paulo e Silas houvessem evangelizado a mulher dele ou algum de seus filhos. Mas sendo evangelizado o pai de família, e visto que se rendeu ao evangelho, toda família assim o fez juntamente com ele, como o costume da época.

Não existe salvação por procuração. Ninguém pode ser salvo pela fé do outro. Esse texto não é uma promessa que se você crer sua família será salva. No entanto, o texto nos mostra o princípio de que aquele que crer e for batizado será salvo, como Jesus já havia dito em Mc 16.16. A salvação é individual, mas não resta dúvida de que um salvo dentro de sua casa faz muita diferença e exerce grandiosa influência. Seja um salvo assim dentro de sua casa!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário