Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 11 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0079 - BEIJAI O FILHO, REIS DA TERRA!


“Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas” (Sl 2.2,3).

O poder sempre deu ao homem a sensação de endeusamento próprio, de superestima de si, de imaginar que não tem ninguém a quem prestar contas. O poder, quando domina alguém que o recebe, traz a impressão de ser intocável e inatingível. Podemos ver, essencialmente em nossa política, quantos homens de cidadania comum, ao chegarem àquele posto, facilmente se corrompem apenas por saber que uma imunidade parlamentar pode livrá-los de uma punição comum...

A História nos conta de homens cujo poder lhes trouxe tal surto psicótico prolongado, a ponto de, como no caso do imperador Calígula, eleger seu próprio cavalo a senador romano! Césares, faraós e outros grandes e famosos reis e imperadores, que exigiam adoração, porquanto se achavam deuses! Assim procede o poder na mão de homens. Deixa-os cegos e brutalmente irracionais.

Ao lermos este salmo, vemos que também não é diferente essa postura arrogante dos poderosos contra o Senhor nosso Deus. Eles rejeitam a autoridade divina que, aliás, os constituiu a eles mesmos como autoridade na terra, entretanto, passageira! Mas o poder cega a tal ponto, que o indivíduo pensa que pode realmente sacudir o jugo e as cordas do domínio divino de sobre si, mal sabendo que o verdadeiro Dominador e Soberano Senhor reina, independente das permissões humanas fracassadas.

O resultado dessa insurreição será trágico! A tola rebelião dos poderosos contra Deus e Seu Filho Jesus Cristo redundará em tragédias, como nos afirmam os próximos versos deste salmo: “Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles” (v. 4). Deus estabeleceu Seu Filho como Rei (v. 6) e disse a Ele que pode pedir, que Lhe dará as nações por herança e as extremidades da terra por possessão (v. 8)! Sim, Deus deu a Ele, Jesus, o nome diante do qual todo joelho se dobra e toda língua confessa que Ele somente é o Senhor (Fp 2.9,10). As nações serão despedaçadas e quebradas por não terem se submetido ao Senhor dos senhores (v. 9).

Finalmente, a advertência do salmista é a que reproduzimos aqui neste encerramento: “Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a Sua ira” (vs. 10-12). Parafraseando: “Cuidado, políticos! Cuidado juízes, promotores e homens da lei! Sejam humildes e honrem o Senhor! Façam seu trabalho na lei com a máxima retidão possível, pois em breve o Senhor Se manifestará de tal modo irado, que não O reconhecereis!” Bem-aventurados todos aqueles que nEle confiam!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário