Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 23 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0089 - ADMOESTAÇÕES SOBRE OS ÍMPIOS

 


“Não te ponhas de emboscada, ó perverso, contra a habitação do justo, nem assoles o lugar do seu repouso, porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade. Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar; para que o SENHOR não veja isso, e lhe desagrade, e desvie dele a sua ira. Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos, porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará. Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei e não te associes com os revoltosos. Porque de repente levantará a sua perdição, e a ruína que virá daqueles dois, quem a conhecerá?” (Pv 24.15-22).

Nestes versículos de Provérbios temos 4 admoestações feitas pelo sábio em relação ao cuidado que temos que ter para com os ímpios e suas razões.

Primeiro, temos uma admoestação contra o medo. É feita uma advertência ao próprio ímpio para que ele não arme ciladas contra o justo, pois o justo, tantas quantas vezes cair, se levantará, mas os ímpios tropeçarão em seu próprio mal. Então, o justo não precisa ter medo do ímpio, pois o seu fim está decretado para o mal, mas o justo repousará seguro.

Em segundo lugar, a admoestação é feita contra a vingança. O texto diz que se o teu inimigo cair não te alegres. A razão de não nutrirmos sentimento de vingança é para que a ira do Senhor não se desvie do ímpio para nós. É notório neste versículo que o ímpio terá sua queda, mas ainda assim, não podemos nos alegrar com isso, uma vez que a vingança pertence unicamente ao Senhor e não a nós.

A terceira admoestação fala da inveja. Não podemos permitir que nosso coração seja afligido com a inveja a respeito dos ímpios. Apesar de ser este um grande dilema na vida de muitos servos de Deus em todos os tempos, de se desanimarem ao ver a prosperidade dos perversos, todavia, a razão para não termos inveja de sua conduta é que o homem mau não terá galardão e sua lâmpada se apagará. Eles não têm seus nomes diante do Senhor no Livro da Vida.

Por fim, a quarta admoestação nos remete à cumplicidade. Não devemos nos associar com os ímpios para a revolta. Devemos antes, temer ao Senhor e às autoridades constituídas. A razão disso é que a perdição e ruína virão sobre todos os anarquistas e rebeldes. Virão não só da parte do governo, mas da parte do próprio Deus, diz o v. 22.

Concluímos percebendo que os lembretes que aqui nos são dados são, na verdade, um caminho que, se não dermos ouvidos a este conselho, é certo que trilharemos. O caminho aqui começa pelo medo dos ímpios. Depois percorre a vingança, alegrando-se quando o ímpio se dá mal. Logo depois vem a inveja da vida que eles levam, aparentemente sem punição e, por fim, a companhia em suas maldades e pecados.

Que o Senhor nos conduza em Seu santo temor, para que nossos olhos contemplem os ímpios de outro modo. Não com medo, ou vingança, não com inveja nem parceria. Mas que olhemos para eles com olhar de compaixão. Pois não sabemos quais dentre eles serão alcançados pelo favor gracioso de Deus e quais deles serão punidos por Sua santa justiça. Mas sabemos que, seja a graça ou o juízo que os alcance, tudo redundará na glória de Deus! Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário