Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 22 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0088 - GUARDAI-VOS DOS ÍDOLOS


“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1Jo 5.21).

A idolatria não é algo tão fácil de se perceber além das imagens de escultura. Neste caso, elas são facilmente identificadas e até rejeitadas por quem sabe o que a Bíblia diz a respeito, ainda que haja muitos e muitos que não perceberam isso que está tão claro como o cristal na Palavra de Deus.


Todavia, a idolatria mental é um conceito basicamente desconhecido no meio cristão. Um grande número de cristãos pratica a idolatria imaginária e um número irrisório se dá conta disso.


O apóstolo João está escrevendo para os crentes que estavam sendo fortemente assolados pela heresia do gnosticismo, uma seita que atacou ferozmente o Cristianismo depois do judaísmo. Sabemos que Paulo combateu os judaizantes, enquanto João combateu os gnósticos. Essa heresia misturava o cristianismo tanto ao judaísmo, como às filosofias gregas e misticismos orientais, afirmando conceitos estranhos ao evangelho, inclusive negando que Jesus tinha vindo em carne, uma vez que, para o gnosticismo, a matéria é uma coisa má, portanto, o Cristo de Deus não podia ter vindo em matéria. João combate isso dizendo que todo espírito que nega que Cristo tenha vindo em carne é o espírito do anticristo e não de Deus (4.2,3).


Veja bem, eles não negavam a vinda de Cristo. De fato, eles afirmavam que Cristo tinha vindo; eles atribuíam alguma glória a Cristo; eles não menosprezavam de todo a Cristo. Mas criavam uma imagem falsa de Cristo. Elaboravam na mente dos seus seguidores um ídolo, ainda que não uma imagem de escultura, mas uma imagem de cultura. Ao combatê-los, João começa sua carta dizendo que tocou, inclusive, no Verbo da vida (1.1).


Hoje, os seguidores do anticristo também não negam a Cristo como um todo. Eles não são exatamente “contra” Cristo, como nós pensamos que isso é que significa o termo grego. O prefixo anti no grego quer dizer “em lugar de”. É exatamente isso. Há um ou até vários cristos sendo fabricados no imaginário popular e transmitidos “no lugar do” verdadeiro Cristo. Observe que no v. 20, João afirma que Jesus é Deus. Ele diz: “e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. Todavia há os que negam a divindade do Filho de Deus. Eis aí um ídolo do qual temos que nos guardar. Um cristo que não é Deus é, portanto, um ídolo.


O que podíamos esperar? O mundo jaz no Maligno (v. 19). É de se esperar que ele tente combater a Deus, que fique “em lugar de Deus”, que coloque um ídolo para nos enganar e que, enquanto servimos a um ídolo, pensemos que estamos servindo ao verdadeiro Deus. Mas o verdadeiro Deus é Jesus e Ele nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro (v. 20). Não se iluda. Qualquer coisa que você tenha como Deus ou Jesus Cristo que não seja exatamente o que está revelado na Bíblia é um ídolo do qual você tem que se guardar, senão, já praticou idolatria e não está no verdadeiro!


Día tēs písteōs.


Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário