“Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” (Jo 6.68,69).
Geralmente este versículo é citado de modo diferente do que está escrito. O que ouvimos são as pessoas dizerem que Pedro respondeu a Jesus “para onde iremos”. Mas não foi isso que Pedro respondeu ao Senhor. Ele disse “para quem iremos”. Porque nosso destino não é um lugar e sim uma Pessoa! Se não estivermos neste “Quem”, não adianta para “onde” estejamos caminhando.
Este talvez seja o maior problema da religiosidade e seus adeptos. Eles procuram um lugar para o qual se dirigir. Mas a questão não diz respeito a lugar e sim à Pessoa de Jesus Cristo. Pedro confessou que somente Jesus tem as palavras da vida eterna. Os religiosos pensam que podem encontrar palavras de vida em qualquer lugar, mas a verdade é que não podem. Somente Jesus Cristo tem as palavras da vida eterna. Grandes mestres de religião ensinam bons modos e trazem algumas lições de moral, mas não podem falar de espírito e vida (v. 63).
Observe que o contexto dessa conversa de Jesus com Pedro e os demais discípulos se deu em uma ocasião em que muitos outros discípulos começaram a abandonar Jesus, por acharem duro Seu discurso (vs. 60,66). As palavras que trazem vida não são palavras macias e confortáveis; são duras e indigestas. Certamente não é o discurso que se ouve na maioria das igrejas atualmente... a explicação deve ser porque os tais não buscam “Quem” e sim “onde”. Estão preocupados com o lugar onde devem estar ou chegar, e não com a Pessoa a Quem deveriam ir.
Pedro conclui sua resposta com sua confissão, que na versão de João é diferente dos outros Evangelhos. Ele diz: “E nós temos crido e conhecido que Tu és o Santo de Deus” (v. 69). Nos outros Evangelhos encontramos a frase: “Tu és o Cristo” ou “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”! Eis aqui o resultado de se ouvir as palavras de vida pronunciadas por Cristo. O Espírito leva essas pessoas a confessarem Jesus como Senhor. Paulo diz em 1Co 12.3b: “Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo”. Muitos dizem “Jesus é o Senhor”, mas não pelo Espírito de Deus, portanto, sua confissão não pode ser verdadeira! Prova é que mais tarde tais pessoas se afastam da fé que professaram.
Precisamos fazer essas perguntas a nós mesmos: Temos ido a
algum lugar, ou a uma Pessoa? Temos buscado mais o céu do que a Cristo? Isto é,
se pelo menos o céu temos de fato buscado! Porque infelizmente as pessoas têm
buscado se firmar aqui na terra, nem mesmo com o céu estão preocupadas...
Somente as palavras de Cristo possuem vida eterna? Ou pensamos que a voz dEle é
apenas mais uma em meio a tantas vozes neste mundo pluralista e relativista?
Lembre-se, ir a Cristo é trilhar por Sua Palavra. Ele disse que Ele é o caminho
e a verdade e a vida. Não tem como chegar à vida por sua própria verdade,
trilhando seu próprio caminho. Lembre-se de ir a Cristo e não a alguma
religião.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
É exatamente nisso que penso ser o verdadeiro evangelho!., Olha o que Jesus disse pro ladrão na cruz; " Hoje mesmo estará ( Comigo) no paraíso". Note que o foco aqui é " Comigo", e o lugar depois virou uma segunda opção Maravilhoso estudo meu nobre pastor cleilson.Deus lhe abençoe muito meu nobre.
ResponderExcluirQue legal! Essa não tinha pensado! Obrigado... Jesus abençoe sua vida
ResponderExcluir