Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 13 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0081 - PARA QUEM IREMOS?

 


“Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” (Jo 6.68,69).

Geralmente este versículo é citado de modo diferente do que está escrito. O que ouvimos são as pessoas dizerem que Pedro respondeu a Jesus “para onde iremos”. Mas não foi isso que Pedro respondeu ao Senhor. Ele disse “para quem iremos”. Porque nosso destino não é um lugar e sim uma Pessoa! Se não estivermos neste “Quem”, não adianta para “onde” estejamos caminhando.

Este talvez seja o maior problema da religiosidade e seus adeptos. Eles procuram um lugar para o qual se dirigir. Mas a questão não diz respeito a lugar e sim à Pessoa de Jesus Cristo. Pedro confessou que somente Jesus tem as palavras da vida eterna. Os religiosos pensam que podem encontrar palavras de vida em qualquer lugar, mas a verdade é que não podem. Somente Jesus Cristo tem as palavras da vida eterna. Grandes mestres de religião ensinam bons modos e trazem algumas lições de moral, mas não podem falar de espírito e vida (v. 63).

Observe que o contexto dessa conversa de Jesus com Pedro e os demais discípulos se deu em uma ocasião em que muitos outros discípulos começaram a abandonar Jesus, por acharem duro Seu discurso (vs. 60,66). As palavras que trazem vida não são palavras macias e confortáveis; são duras e indigestas. Certamente não é o discurso que se ouve na maioria das igrejas atualmente... a explicação deve ser porque os tais não buscam “Quem” e sim “onde”. Estão preocupados com o lugar onde devem estar ou chegar, e não com a Pessoa a Quem deveriam ir.

Pedro conclui sua resposta com sua confissão, que na versão de João é diferente dos outros Evangelhos. Ele diz: “E nós temos crido e conhecido que Tu és o Santo de Deus” (v. 69). Nos outros Evangelhos encontramos a frase: “Tu és o Cristo” ou “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”! Eis aqui o resultado de se ouvir as palavras de vida pronunciadas por Cristo. O Espírito leva essas pessoas a confessarem Jesus como Senhor. Paulo diz em 1Co 12.3b: “Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo”. Muitos dizem “Jesus é o Senhor”, mas não pelo Espírito de Deus, portanto, sua confissão não pode ser verdadeira! Prova é que mais tarde tais pessoas se afastam da fé que professaram.

Precisamos fazer essas perguntas a nós mesmos: Temos ido a algum lugar, ou a uma Pessoa? Temos buscado mais o céu do que a Cristo? Isto é, se pelo menos o céu temos de fato buscado! Porque infelizmente as pessoas têm buscado se firmar aqui na terra, nem mesmo com o céu estão preocupadas... Somente as palavras de Cristo possuem vida eterna? Ou pensamos que a voz dEle é apenas mais uma em meio a tantas vozes neste mundo pluralista e relativista? Lembre-se, ir a Cristo é trilhar por Sua Palavra. Ele disse que Ele é o caminho e a verdade e a vida. Não tem como chegar à vida por sua própria verdade, trilhando seu próprio caminho. Lembre-se de ir a Cristo e não a alguma religião.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. É exatamente nisso que penso ser o verdadeiro evangelho!., Olha o que Jesus disse pro ladrão na cruz; " Hoje mesmo estará ( Comigo) no paraíso". Note que o foco aqui é " Comigo", e o lugar depois virou uma segunda opção Maravilhoso estudo meu nobre pastor cleilson.Deus lhe abençoe muito meu nobre.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Essa não tinha pensado! Obrigado... Jesus abençoe sua vida

    ResponderExcluir