Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 3 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0071 - DESTINADOS PARA A SALVAÇÃO

 


“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.9).

Uma das maiores dificuldades dos crentes é aceitar que Deus nos destinou para alcançar a salvação. Esse versículo é muito claro sobre isso. Há pessoas que não foram destinadas para a salvação. Desde o v. 3 Paulo vem dizendo: “Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão”. Observe que há pessoas sobre as quais virá repentina destruição e tal destruição será inescapável! Porém, tais pessoas não somos nós, pois não fomos destinados para isso.

Veja o contraste que Paulo faz entre os filhos deste mundo de trevas e os crentes: “Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas” (vs. 4,5). Quer maior segurança do que esta?

Os demais são ébrios e dormentes; veja os vs. 6,7: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora, os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam”. Tais são os filhos das trevas. É sobre eles que cairá a ira de Deus, não sobre nós. Nós não somos da noite.

Entretanto, mesmo tendo sobre nós a promessa do nosso destino já estipulado por Deus, Paulo não deixa de nos alertar. Ele diz no v. 6 “não durmamos” e no v. 8 “sejamos sóbrios”. Sempre alguém questiona: “Se a salvação já está garantida, pra que então vigiar, pra que estas admoestações?”. Elas existem porque precisamos provar a nós mesmos. Há muitos que pensam que foram destinados para a salvação, mas o foram para a ira. Não são vasos de misericórdia e sim vasos da ira, todavia, pensam que são salvos. Essas recomendações não existem porque seja possível que um salvo por Cristo perca sua salvação, mas existem para nos levar a reflexões sérias e profundas sobre nosso novo nascimento.

Paulo nos diz para nos revestirmos da couraça da e do amor, e proteger nossa cabeça com o capacete da esperança da salvação. Veja que aqui temos as 3 virtudes cardeais, a saber, a fé, a esperança e o amor (1Co 13.13). Tal esperança fala justamente da salvação. Por isso ele diz para colocarmos isto em nossa cabeça – que somos salvos, que Deus não nos destinou para a ira, mas para a salvação. Isto é um capacete protetor para nossa segurança eterna!

Porém, esta salvação é por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Jamais por qualquer que seja nossa obra ou mérito. Por Ele temos a garantia, de tal modo que Paulo encerra o assunto dizendo que ainda que vigiemos ou não, vivemos juntamente com Cristo! E ainda nos ordena a nos consolarmos mutuamente com esta convicção (vs. 10,11).

Se você foi destinado para a salvação, jamais a ira de Deus atingirá você, pois Cristo satisfez a ira de Deus em seu lugar quando foi crucificado (por isso Paulo diz “que morreu por nós” – v. 10). Os salvos não dormem, vigiam e são sóbrios. Revestem-se das armaduras de Deus e descansam na segurança de sua salvação.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Que sejamos vigilantes em fé, amor e esperança nesta vida, na expectativa quanto volta do nosso Senhor Jesus. Obrigado, Jesus!!!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Jesus! Que Deus nos preserve em Sua presença firmes e resolutos!

    ResponderExcluir