Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 29 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0095 - O GRÃO DE TRIGO E O EVANGELHO

 


“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto” (Jo 12.24).

Na ocasião da Páscoa em que Jesus foi crucificado, alguns gregos tinham vindo participar desta festa e queriam falar com Jesus. Pediram permissão a Filipe para isso. Filipe falou com André e ambos foram avisar a Jesus que os gregos desejavam vê-lO. Então Jesus conheceu mais ainda que havia chegado a Sua hora. Ele disse no v. 23: “É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem”.

Não sabemos para que propósito os gregos desejavam ver Jesus. Mas, pela exclamação dEle, entendemos que os gregos queriam ser evangelizados, libertos e ensinados por Jesus. Então Ele pronuncia essa fala do versículo que lemos no início. Jesus Se compara ao grão de trigo. A analogia aqui é a seguinte: um só grão de trigo não satisfaz a fome de ninguém. Mas se ele for para debaixo da terra, torna-se uma planta com, em média, 15 grãos de trigo. Jesus está dizendo que Ele sozinho não veio para alimentar todos os povos, a não ser os judeus. Mas depois de ser morto e, como um grão de trigo, posto debaixo da terra, na Sua ressurreição, Seus frutos se espalhariam, alimentando outros povos além de Israel. E isto aconteceu quando Seus discípulos foram por todas as partes pregando o evangelho do reino.

Porém Jesus diz mais do que isso. No v. 25 Ele diz: “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna”. Jesus está avisando a Seus discípulos que, assim como Ele, Seus seguidores não devem amar sua vida biológica. Eles devem doar sua vida pela causa do evangelho. Por isso que Ele diz no v. 26: “Se alguém me serve, siga-me”, ou seja, se alguém diz que é servo de Jesus, que siga Seu exemplo, de ser um trigo que também é enterrado para produzir mais. E assim foi. Conhecemos a história da igreja do Senhor Jesus, como ela cresceu com o sangue dos seguidores de Cristo. Como dizia Tertuliano, o sangue dos mártires é a semente da igreja.

Este é o método de crescimento da igreja segundo Jesus. É o método da morte, do martírio, da abnegação da própria vida. Ele foi o primeiro grão de trigo de Deus, que Se entregou por nós. Seus fiéis remidos se juntam nessa mesma trilha e se entregam em vários grãos de trigo sepultados na terra para que Sua igreja cresça! Eles não tiveram sua vida por preciosa! Entregaram sua pequena contribuição de grão para que hoje a igreja fosse um imenso pão na mesa de Deus para matar a fome da alma dos pecadores!

Jesus finaliza o v. 26 dizendo: “e, onde eu estou, ali estará também o meu servo.”. De fato estamos onde Jesus esteve? Ele sempre esteve à beira da morte, até que por fim foi o que Lhe sucedeu. E nós? Enfrentamos perigos de morte pelo evangelho? Mas veja a promessa: “E, se alguém me servir, o Pai o honrará”. Deus não deixará sua vida em vão. Ela será honrada na galeria dos que, assim como seu Mestre, entregaram suas vidas para que o trigal de Deus fosse cada vez maior! Deus honrou o Seu Filho, ressuscitando-O dentre os mortos e assim também ressuscitará a todos os que estiverem com Ele! Seja um grão de trigo de Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário