Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 5 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0073 - TEMPO PARA TUDO

 


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1).

O autor bíblico não está falando sobre as coisas que temos de fazer. Por vezes ouvimos alguém dizer sobre esse texto: “Olha, meu irmão, não é tempo de você chorar, é tempo de rir”, ou talvez: “Chegou o tempo de colher sobre a tua vida”, ou coisa semelhante em relação a esse texto.

Mas o que Salomão está nos dizendo é que todas as coisas têm suas etapas. No v. 11 ele diz que Deus fez tudo formoso em seu tempo, isto é, em suas etapas devidas. E elas vão acontecer conforme Deus estabeleceu. Ele está falando de propósitos já fixados. Como exemplo, ele cita o nascimento, a morte, o plantio, a colheita (v. 2) e assim por diante. Ele não está falando que são coisas que vamos fazer, mas fala de coisas que Deus fez e elas acontecem naturalmente. Como se dissesse: “Ao mesmo tempo em que nasce muita gente, também morre muita gente; enquanto tem gente plantando tem gente arrancando e você não pode impedir essas coisas”. Por isso ele encerra esse pensamento no v. 9 dizendo: “Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?”, querendo dizer com isso que o que vai acontecer não se pode evitar. Por mais que alguém trabalhe, ele jamais mudará o que Deus estabeleceu.

Embora pareça por demais pessimista (e é assim que é chamado o livro de Eclesiastes, o livro mais pessimista da Bíblia), devemos entender que Salomão escreveu este livro com uma visão humana sobre tudo. A chave hermenêutica para o livro de Eclesiastes se encontra no termo “debaixo do sol (ou do céu)” – este termo ocorre 30 vezes no livro. O autor está falando das coisas como elas acontecem sob o ponto de vista humano. Ele não trata das coisas “de cima”. Tanto que ele diz no v. 19: “Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade”. Este é um ponto de vista humano sobre a vida.

Porém, o NT nos ensina que mesmo que tudo realmente já esteja determinado por Deus (o Apocalipse é um exemplo disso), todavia, nos ensina também que somos e fazemos parte deste propósito divino. Não somos fatalistas que assistem do sofá de casa os ciclos desta vida estabelecidos por Deus. Somos inteligentemente colocados por Deus no meio de Sua obra e com propósitos que atingem Sua glória. Não somos como os animais coisa nenhuma, temos uma alma e uma consciência que prestará contas a Deus. Temos um destino e este não é aniquilado. Ou vida eterna ou morte (separação) eterna.

Nosso tempo, diz o NT, se chama Hoje (Hb 3.13; 4.7). Nesse tempo, não devemos endurecer o nosso coração para a voz do Espírito. O tempo não é disso ou daquilo, mas seja do que for, nós temos que aproveitá-lo para realizar as obras de Deus, como disse Jesus em João 9.4, que trabalhava enquanto era dia, pois a noite viria, onde ninguém poderia trabalhar.

A pergunta não é “em que tempo estamos vivendo”, mas sim “como estamos vivendo o tempo que se chama Hoje”...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário