Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 23 de abril de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0090 - DE QUE FAMÍLIA SOMOS?

 


“Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mt 12.46-50).

Mateus e Marcos colocam essa fala de Jesus logo depois do episódio da blasfêmia dos fariseus contra o Espírito Santo. Jesus havia expulsado um demônio que cegava e deixava mudo um homem (v. 22) e os fariseus O acusaram de fazê-lo pelo poder de Belzebu (v. 24). Ainda diante dessa blasfêmia, eles tiveram coragem de pedir a Jesus um sinal (v. 38). Jesus lhes responde que um sinal é pedido por uma geração má e adúltera. Então Jesus lhes apresenta Jonas, como sinal da morte e ressurreição de Cristo (v. 40); os ninivitas, como sinal de uma geração que se arrependeu com um pregador inferior a Cristo (v. 41); e a rainha de Sabá, como sinal da disposição de ter saído de uma terra longínqua para ouvir a sabedoria de um rei muito inferior a Jesus, de Quem os fariseus estavam perto, mas taparam seus ouvidos à sabedoria divina!

Por isso, Jesus relata a maneira que um demônio age quando sai de um homem (vs. 43-45). Ao ser expulso, pode voltar com 7 piores, caso a pessoa liberta não preencha sua casa com o Novo Morador, que é o próprio Cristo! A forma de agir de um espírito imundo que foi expulso de um homem, foi a forma que aquele demônio agiu quando saiu daquele cego e surdo. O tal espírito perambulou até que voltasse para aquela geração com 7 espíritos piores e rejeitasse por fim a Jesus e Sua salvação! Eles crucificaram o Mestre! Não deram moradia a Cristo e foram assolados por 8 demônios em consequência de sua rebeldia! Isso é o que Jesus diz: “Assim também acontecerá a esta geração perversa” (v. 45).

Agora entendemos porque Mateus insere o episódio da mãe e dos irmãos de Jesus que Lhe procuravam. A resposta de Jesus pode parecer antifamiliar, mas Jesus ainda está falando para aquela geração basicamente a mesma coisa. Vocês não são minha família. Vocês se opõem a tudo que se revela como vontade de Deus. Vocês são contra Mim. Vocês blasfemam de Deus. Vocês duvidam de Mim e querem um sinal. Vocês não colocam a Mim como morador de suas casas, de seus corações, fazendo assim com que venham demônios ainda em maior número para aumentar sua incredulidade contra Minha Palavra, contra Deus e ainda dizem que são Minha família? Não, diz o Salvador, Minha família são os que fazem a vontade do Meu Pai Celeste!

Precisamos nos questionar estas coisas. Reconhecemos a obra do Espírito Santo? Ou atribuímos as coisas de Satanás a Deus? Cremos na Palavra de Cristo como dizemos crer no Cristo da Palavra, ou O tentamos, pedindo sinais e maravilhas a todo instante? Se fazemos como aqueles fariseus, a palavra de Jesus para nós é esta: vocês não são Minha família. A Minha família faz a vontade do Meu Pai Celeste! Todos da Minha família procedem do mesmo Pai!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário