“Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome” (Ap 3.12).
Filadélfia havia sido destruída por um terremoto no ano 17 d.C. e foi reconstruída pelo imperador Tibério César. Por várias vezes essa cidade mudou de nome. Filadélfia, Neocesareia, Flávia e outros nomes. A promessa de Jesus para o vencedor é que ele será coluna no santuário de Deus, ou seja, jamais será abalado. Não há terremoto que possa removê-lo da presença de Deus. Ele também terá sobre si o nome de Deus, da cidade de Deus e o nome de Jesus, ou seja, ele é propriedade do Pai e do Filho e será parte da Nova Jerusalém, que é a igreja celestial.
As qualidades do vencedor aqui são relatadas. O vencedor, mesmo tendo pouca força, guarda a Palavra e não nega o nome de Jesus (v. 8). Para ser vencedor não precisa ter muita força, pois quem abre a porta é Jesus e não nós.
Os vencedores sabem que só eles é que são o santuário de Deus. Os demais religiosos não passam de sinagoga de Satanás (v. 9). Naquela época, os judeus é que se achavam portadores da verdadeira religião. E, embora fossem antigamente, a revelação havia progredido e o judaísmo ficou obsoleto. Qualquer religião ou prática que exclui, substitui ou tenta complementar Cristo é sinagoga de Satanás. Mas Jesus diz que fará com que todos reconheçam quem de fato são os que Ele ama – os Seus vencedores!
O vencedor também guarda o que tem (v. 11). Ele sabe que Jesus voltará em breve e não permitirá que o que lhe foi dado seja tomado. Ele trabalha fielmente com aquilo que recebeu de Cristo, para que ninguém tome sua coroa. Aqui não fala de perder a salvação e sim galardão. Não se guarda a salvação, pois Cristo a guarda por nós. Guardamos nossos dons com os quais ganharemos coroa de galardão. Vencedores são vitoriosos e não condenados. Mas se não conservarem o que receberam de Cristo, poderão sofrer dano, todavia serão salvos como que pelo fogo, como diz Paulo em 1Co 3.15.
É na hora da provação que os vencedores são conhecidos (v. 10). Os que não guardaram a palavra da perseverança desistirão da fé e negarão a Cristo na hora da provação. Mas os vencedores guardam a palavra, conforme vimos no v. 8 e, como recompensa, serão por Cristo guardados e preservados da hora da provação que há de vir sobre toda terra, isto é, serão capacitados para não negarem sua fé. Serão colunas firmes e não negarão a Cristo sob qualquer hipótese, ainda que isso lhes custe a vida!
Oremos ao Senhor, a fim de que Ele nos ajude a perceber que
somos vitoriosos mesmo em meio a nossa pouca força. Que possamos confiar
nAquele que tem a chave de Davi, que abre a porta do reino não terreno e passageiro
de Davi, mas do reino eterno e duradouro do Filho de Davi para viver
eternamente com Seus vencedores!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Gloria a Deus, somos vencedores e vitoriosos e nao.condenados, obrigado pastor por esse devocional galatico
ResponderExcluirKkk glória a Deus mesmo! Somos vencedores por causa de Cristo!
ResponderExcluir