Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 21 de maio de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0116 - LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS

 


“Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo... Porque cada um levará o seu próprio fardo” (Gl 6.2,5).

Algumas pessoas consideram estes dois versículos como uma contradição bíblica. Acusam a Palavra de Deus de conter contradições e citam estes dois textos como um exemplo para justificarem tal acusação. Todavia, o apóstolo Paulo está falando de dois assuntos diferentes, embora a figura seja muito parecida.

Para compreendermos a diferença entre os dois sentidos aqui expressos, seria interessante remetermos nossa mente à cena da crucificação. Ali temos a Pessoa de Cristo carregando Sua própria cruz. Logo a seguir temos outro personagem que O ajudou nessa tarefa cruenta, Simão de Cirene. O que Simão fez por Jesus associa-se ao v. 2 do texto que lemos, ele levou a carga de Cristo. Mas o que Cristo fez, Simão nem ninguém poderia fazer. Levar os pecados (além da cruz) era uma tarefa exclusiva de Cristo e, por mais que Simão O tenha ajudado com o peso do madeiro, não pôde aliviar em nem um miligrama o peso do pecado que Jesus suportou sobre Si, pois isso era tarefa exclusiva dEle.

Então, o que o apóstolo Paulo está falando no v. 2 é que nós, como cristãos, temos a tarefa de nos ajudar mutuamente a levarmos nossas cargas, isto é, nossas dificuldades e tribulações. Não devemos deixar que nossos irmãos sofram sozinhos, devemos estar sempre estendendo nossos braços para, de algum modo, aliviar o peso da caminhada do nosso irmão em Cristo. Ainda que isso se trate de o ajudarmos a vencer um determinado pecado, como nos informa o v. 1. Essa é uma tarefa de todos, inclusive de quem está sendo ajudado.

Já no v. 5, o apóstolo está falando da responsabilidade pessoal que cada cristão tem perante Deus. Nós não podemos responder pelas atribuições individuais que foram dadas por Deus para cada crente. Como exemplo, um pai cristão não pode responder pela insubmissão de seu filho cristão diante de Deus. A função de obedecer é de seu filho. Ele pode responder diante de Deus por sua falha na tarefa paternal e deve, aliás; mas não pode responder por uma tarefa exclusiva dada a seu filho, assim como seu filho não pode responder diante de Deus pela fraqueza de autoridade do seu pai, pois não era sua tarefa governar a casa e sim de seu pai. Aqui temos um caso em que, embora ambos, pai e filho, pudessem se ajudar mutuamente a conduzir sua tarefa, cumprindo o v. 2 como irmãos em Cristo, todavia, não poderiam jamais fazer o que é de responsabilidade particular do outro, conforme diz o v. 5.

Que o Senhor nos dê um coração amável a tal ponto que sempre ofereçamos nosso ombro para aliviar o sofrimento de nossos irmãos, mas também nos dê um coração responsável para sabermos que nossa própria carga não podemos lançá-la como responsabilidade de outrem, mas assumi-la de modo que respondamos a Deus por nossa própria tarefa diante dEle, de nós mesmos e dos que nos rodeiam.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: