“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5).
Grande consolo encontramos neste verso, principalmente em sua frase final. Esse verso final tem sido usado há séculos como um verdadeiro conforto para a alma ferida e cansada do sofrimento que lhe persegue. A cada manhã, sempre surge uma esperança de que o choro da noite anterior seja interrompido por uma notícia de alegria que lhe supere.
Em muitos casos, é exatamente isso que acontece. Dure a “noite escura da alma” o quanto for, dias, meses e anos, mas existe um alvorecer que irrompe com uma novidade providencial. Deus levanta um novo raiar, onde os olhos que dantes vertiam lágrimas, agora brilham pela esperança dessa nova aurora. Crentes de todos os tempos experimentaram a realidade disso como uma promessa cumprida, uma verdadeira árvore de vida.
Todavia, olhemos mais de perto para este verso. Ele fala que a ira de Deus dura só um momento e no Seu favor está a vida. Sim, a ira de Deus (que aliás, dura para sempre) durou apenas um momento sobre Seu Filho na cruz do Calvário para perdoar nossos pecados e nos conceder a vida eterna pelo Seu favor! Foi um momento condensado que carregou a infinitude de nossos pecados. Mas foi por este favor que recebemos a vida!
Os três dias que Jesus ficou sepultado foram de fato uma longa noite onde o choro durou. Mas antes mesmo do romper da alva daquele domingo, outra Alvorada surgiu da sepultura: o Filho de Deus, vivo e glorificado, trouxe alegria aos que choravam e, de lá para cá, nunca mais anoiteceu sobre os que creem em Seu nome!
Eis o sentido supremo deste Salmo que sempre alegrou os crentes que sofrem. Porém, a mensagem de alegria que ele traz é muito mais profunda. Trata-se da alegria de contemplar a Luz do mundo, o Sol da Justiça, que traz a salvação em Seus ombros e, como diz o profeta Malaquias: “saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria” (Ml 4.2).
Você que chora durante vários e vários dias de sua vida que,
na verdade, são noites escuras, não se derrame na tristeza dessa escuridão, mas
levante os olhos e contemple o Ressurreto! Saia da estrebaria e salte de
alegria e júbilo, pois a ira de Deus que duraria para sempre sobre você, durou
apenas um momento sobre Jesus, embora Ele tenha absorvido a totalidade dela na
cruz, para que você, pelo Seu favor, tivesse vida, vida em abundância, vida
eterna!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário