Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 28 de maio de 2023

SÉRIE "OS VENCEDORES" (05) - O VENCEDOR E AS VESTES BRANCAS

 


“O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Ap 3.5).

As vestes brancas representam a justiça de Cristo. A justiça de Cristo nos concede paz com Deus. O vencedor é aquele que não confiou em sua própria justiça e aceitou a de Cristo pela fé nEle. Portanto, foi vestido com as vestes de Cristo e assim tem paz perfeita com Deus. Por isso que seu nome jamais será apagado do Livro da Vida. Não tem como alguém ser desjustificado. Uma vez justificado, nenhuma condenação resta mais para tal pessoa (Rm 8.1,33). Jesus não o negará no último dia, mas confessará perante Deus que o conhece!

A batalha que os vencedores da igreja de Sardes passaram foi uma batalha muito séria. Tinha nome de viva, mas estava morta (v. 1). Esse tipo de igreja é aquele que o mundo considera como uma boa igreja. Se uma igreja agrada o mundo, consequentemente já desagradou a Deus. Não adianta ter fama e não ter vida.

Os vencedores têm que lutar contra o estado terminal (v. 2). Havia alguns ali que também caminhavam para a morte espiritual. Na opinião deles, estava tudo bem, mas não no diagnóstico de Cristo. As obras deles não eram íntegras. Hoje também há muitas pessoas com a síndrome de Sardes. Suas obras não são íntegras e elas pensam que vai tudo bem.

O vencedor sempre se lembra do que tem ouvido (v. 3). Mas não somente ouve, como também guarda e caminha pela trilha do arrependimento! Além disso, ele vigia, e não será pego de surpresa na vinda de Cristo.

O vencedor não contamina suas vestes (v. 4). Ele vive na lama do mundo, mas com ela não se contamina. Na igreja de Sardes não havia o problema de perseguição nem de heresia, mas sim de pecado, mundanismo e associação com a iniquidade. Mas os vencedores não estavam nesse meio, embora estivessem nessa igreja. Isto nos mostra que nem sempre precisamos sair de uma igreja para sermos vencedores. Andar sem sujar as vestes não depende da igreja em que nós congregamos, mas de nós mesmos.

Em que estado nos encontramos agora? Temos nome de crentes, mas somos mundanos? Nossas obras são íntegras na presença de Deus? Temos nos lembrado do que temos recebido e guardado, ou o que recebemos sai do outro lado do ouvido? Nossas vestiduras estão brancas ou contaminadas? Assim como em Sardes, muitos crentes hoje têm se iludido quanto à sua justificação, pois não dão prova dela pela sua santificação. Que o Senhor nos desperte enquanto é tempo e abra nossos ouvidos para a voz do Espírito (v. 6).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário