“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja.” (Cl 1.15-18).
Neste cântico de exaltação a Cristo, Paulo faz algumas afirmações teológicas importantíssimas, nas quais fundamentamos nossa Cristologia. Cristo é a imagem do Deus invisível, isto é, ao mesmo tempo em que ele declara que Deus é Espírito, confirmando assim a invisibilidade de Deus, ele confirma a encarnação. Cristo é Deus vindo em carne e isto é essencial para a nossa salvação, pois somente em carne Ele poderia morrer por nós, pois estava assumindo as limitações humanas sobre Si.
Quando Paulo chama Jesus de “o Primogênito de toda a criação”, ele jamais está dizendo que Jesus foi criado, ou no dizer de algumas seitas, o primeiro a ser criado na eternidade. Os que afirmam isto negam a divindade de Cristo e cometem um anacronismo, afirmando que na eternidade alguém foi criado. Se era eternidade, então não pode ter sido criado, pois na eternidade não há tempo nem espaço. Quando algo ou alguém vem à existência dentro da eternidade, então já não é mais eternidade.
Quando Paulo diz que Ele é o Primogênito, ele está usando um termo de família. Ele fala da primazia e dos direitos que o filho mais velho tinha sobre as coisas de seu pai. Ou seja, Jesus tem primazia sobre tudo que foi criado, sendo Ele o Primogênito Filho de Deus. Se Jesus não fosse Deus, o v. 19 (e também em 2.9) estaria se contradizendo, pois afirma que nEle habita a plenitude da divindade. Deus pode até habitar na criatura, mas não em Sua plenitude... se a plenitude da divindade habita em Cristo, naturalmente Ele é Deus!
Depois de ter dito que todas as coisas, visíveis e invisíveis, poderes e autoridades, foram criados nEle, Paulo prossegue dizendo que não somente foram por meio dEle criados, mas para Ele. Cristo é o Dono de tudo o que existe, quer conheçamos ou não. Sejam coisas materiais ou invisíveis, sejam seres ou coisas; tudo é dEle! Tudo o que existe, não somente tem sua origem em Cristo, como também sua continuidade. Paulo diz que nEle tudo subsiste! Nada pode permanecer existindo sem a interferência e o controle de Jesus Cristo!
Porém, Sua relação conosco é diferente. Ele continua sendo supremo e soberano, mas com relação à igreja, Ele é chamado de cabeça, ou seja, o que guia, orienta, está ligado diretamente ao corpo, que é sua igreja. É uma relação pessoal, é íntima, é um relacionamento de amor. Ele é dono de tudo, mas de Sua igreja é marido! Como um rico fazendeiro, dono de tantas empresas e posses, mas sua esposa é dele de um modo diferente, assim Cristo conosco! Somos dEle sim, mas como parte dEle! Temos uma relação de intenso amor que ainda nem mesmo entendemos a dimensão. Mas ela se aprofundará à medida que caminhamos aqui com Ele e conheceremos disso mais ainda na eternidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário