Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 7 de maio de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0103 - SUBJETIVISMO EM ISRAEL E NA IGREJA

 


“Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto” (Jz 21.25).

Quatro vezes aparece a primeira frase deste versículo no livro de Juízes. Duas delas com este final, aqui em 21.25 e em 17.6. O que o autor quer nos dizer é que sem uma liderança, havia um subjetivismo imperante em Israel. As pessoas faziam aquilo que achavam ser o certo ou errado, baseados não na lei do Senhor, mas em suas sensações interiores.

Como exemplo de grandes erros que aconteciam naqueles dias por causa desse subjetivismo, temos a história de Sansão, um homem divinamente escolhido para libertar o povo de Deus do jugo dos filisteus, que fazia tudo ao contrário do voto de nazireado que ele tinha. Um nazireu, de acordo com a lei de Moisés (Nm 6), não podia cortar o cabelo, rapar a barba, beber vinho ou sequer saborear uvas, não podia tocar em morto e algumas outras coisas mais que estavam descritas para que ele obedecesse. Sansão não perdeu sua força porque cortou o cabelo, mas porque todos os demais votos que ele tinha, já havia quebrado. Cortar o cabelo era o único fio que ainda o mantinha em ligação com a lei do seu nazireado (Jz 13 – 16).

Jefté fez um voto absurdo, dizendo que se Deus lhe garantisse a vitória, o primeiro que saísse das portas de sua casa, ele sacrificaria ao Senhor e quem lhe saiu depois de sua vitória na guerra foi sua filha (Jz 11.29-40)! Gideão fez umas provas descabidas com Deus, que já tinha lhe garantido a vitória sobre seus inimigos e ele, por dúvida, repetiu várias provas para ter certeza se era Deus mesmo que o havia chamado. Infelizmente muitos crentes continuam pecando, pondo o Senhor à prova, mesmo o apóstolo Paulo dizendo que isso é pecado (1Co 10.9). Preferem seguir o exemplo de Gideão, que vivia numa época em que as pessoas faziam o que achavam que era certo, a obedecer a uma ordem clara do apóstolo do nosso Senhor, nos proibindo fazer provas com Deus!

Aliás, é assim que acontece quando a Palavra de Deus não é o nosso guia. As pessoas fazem o que lhes parece bem. Dizem que vão fazer apenas o que sentem que é certo e muitas vezes atribuem esse sentimento a Deus. Em outros casos, andam por seu achismo e ainda atribuem isso à Palavra. Escolhem um certo versículo da Bíblia e impõem a ele um significado completamente subjetivo e pensam que estão sendo guiados pela Palavra de Deus.

Num mundo pluralista, onde todos pensam que estão com sua verdade, neste relativismo que domina o coração da nossa geração, neste ambiente de religiosidade aparente e piedade supérflua, podemos afirmar categoricamente que estamos vivendo nas mesmas circunstâncias do povo de Israel na época dos juízes. Cada um faz o que acha mais reto, cada qual vive de acordo com o que entende (ou não entende) da Bíblia. Por isso, muitas aberrações são praticadas em nome do “eu acho” e ficam por isso mesmo. Há muitos Jeftés, Gideões e Sansões fazendo absurdos e dizendo que tudo é para Deus... mas se não for por Sua Palavra, sabemos que Ele não aceita!

Admoesto que procuremos viver pela Palavra de Deus realmente como ela é e não pelo que achamos dela. Se a Bíblia diz alguma coisa sobre algum assunto, não vamos inventar nossos achismos, vamos ficar com o que ela diz. Assim teremos certeza de que estamos agradando a Deus e vivendo para Sua glória!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário