Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0115 - MEUS FILHOS ANDAM NA VERDADE

 


“Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade” (3Jo 4).

Na era apostólica, falar sobre a verdade tinha apenas um sentido. A igreja não relativizava a verdade. Ela era definida com uma única frase: o ensino de Jesus e Seus apóstolos. Qualquer coisa fora disso podia até conter alguma verdade, mas não era o caminho seguro e inquestionável por onde os discípulos deveriam andar.

Andar na verdade aqui não significa apenas ser verdadeiro, honesto, sincero, essas coisas relativas à moralidade; mas significa essencialmente obedecer à doutrina de Jesus e Seus apóstolos. Se alguém não andasse em conformidade com o ensino doutrinário apostólico, tal pessoa era vista como alguém que não andava na verdade.

Diótrefes era um líder da igreja para a qual o apóstolo João está escrevendo e este homem queria exercer primazia, rejeitando não somente os missionários enviados por João, como também o próprio apóstolo João. Ele ordenava que ninguém da igreja recebesse os missionários e excluía quem lhe desobedecesse. Impressionante a rebeldia desse pastor (vs. 9,10)!

Porém, mais impressionante ainda do que sua franca oposição ao apóstolo, era o fato de que naquela igreja ainda havia filhos de Deus que andavam na verdade! Exemplo disso era o próprio destinatário da carta, o presbítero Gaio que, provavelmente, pastoreava essa igreja junto com esse ditador e outro irmão chamado Demétrio a quem o apóstolo João elogia o comportamento digno de cristão (vs. 3,12).

Ainda hoje há pastores que se colocam como donos do rebanho de Jesus Cristo, usurpando primazia, tornando a igreja exclusivista e abusando da autoridade eclesiástica. Tais líderes com certeza não se alegram de ver pessoas andando na verdade, pois eles mesmos não ensinam a verdade nem tampouco andam nela. A alegria deles é ver seus seguidores andando de acordo com seus falsos ensinos, debaixo de suas cangas e arrastados por seus cabrestos! Eles têm medo de que seus seguidores descubram a verdade, pois se isso acontecer, eles perdem sua posição de manipuladores, por isso fazem questão de ocultar a doutrina teológica e ensinar apenas truques hipnóticos aos que adoram seus espetáculos!

Mas não o apóstolo João. E assim como ele, todos os verdadeiros pastores se alegram de ver que os discípulos andam na verdade. Não apenas que conheçam a doutrina teológica, mas que andem nela, que a pratiquem, que vivam todo o ensino doutrinário para a glória de Deus! Esta é a alegria dos verdadeiros pastores! Mesmo que os discípulos cresçam mais que eles, isso lhes traz maior alegria ainda, pois sabem que ensinaram a igreja a andar na verdade absoluta da Palavra e não no subjetivismo relativista de hoje, que dilui a verdade em uma névoa obscura e passageira.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: