Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0114 - O NOVO MANDAMENTO

 


“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (Jo 13.34).

O mandamento do amor sempre fez parte da vontade de Deus revelada para Seu povo. Afinal, porque Deus é amor (1Jo 4.8), todos os que Ele chama para serem Seus, Ele os ordena que também amem.

Foi assim desde quando o Senhor fez o pacto da antiga aliança. O segundo maior mandamento, de acordo com Jesus, dizia: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19.18; Mt 22.39). Perdia em importância apenas para o maior de todos que é amar a Deus de todo coração, alma e entendimento (Dt 6.4,5; Mt 22.37).

Apesar de muitos interpretarem o mandamento de amar ao próximo tendo a si mesmo como padrão, isto é, devo amar meu próximo como amo a mim, todavia, não é este o significado do mandamento. Amar o próximo como a si mesmo significa amá-lo como se ele fosse você. Não é como muitos dizem: “Se você não se amar, como vai amar os outros”? Isto decorre, inclusive, para algo mais egoísta ainda: “Se eu não me amar, quem vai me amar”? Errado! A Bíblia nunca manda você se amar!

O “novo” mandamento que Jesus nos deu vai além deste mandamento antigo. O novo não diz mais “ame ao próximo como a ti mesmo”, mas ele diz: “ame como Eu te amei”. Não ame o próximo como se ele fosse você, mas ame-o como se fosse Jesus amando. Creio que não haveria volumes que comportassem a descrição do amor de Cristo por nós! E é assim que o novo mandamento do amor nos constrange a fazer!

Uma pequena descrição dele seria que Cristo, ao nos amar, deu a vida por nós. E, como diz o apóstolo João em sua carta: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (1Jo 3.16). De modo triste devemos admitir: às vezes não damos um minuto ou uma hora pelo nosso irmão, quem dirá a vida...

Que o Senhor nos leve a entender que este novo mandamento considera a vida do outro mais preciosa do que a nossa...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: