Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

SÉRIE "OS VENCEDORES" (02) - O VENCEDOR E A COROA DA VIDA

 


“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte” (Ap 2.11)

De acordo com Apocalipse 20.14, a segunda morte é o lago de fogo, isto é, a condenação eterna. E aqui, a promessa é que o vencedor não será atingido pela segunda morte, isto é, sobre ele não pesa a ira eterna e condenatória de Deus. É importante notar também que esta não é uma promessa apenas a uma igreja específica, uma vez que “o Espírito diz às igrejas”. Isto vale para todos os crentes de todos os lugares e em todas as épocas.

Mas sobre o quê esta igreja representa a vitória? No v. 9 temos algumas indicações. Esta igreja sofria tribulações. E como consequência das tribulações que passava, ela era boicotada, o que a levava à pobreza. Note como os perseguidores privam os crentes de terem alguma coisa. Todavia, o diagnóstico de Jesus é que esta igreja era rica. Ao que nos parece, a igreja de hoje busca riquezas através de pactos com os sistemas político, econômico e religioso a fim de com isso não ser perseguida, o que lhe gera recursos materiais. Mais à frente, Jesus chamará uma igreja assim de miserável, pobre, cega e nua (3.17). Os vencedores são vencedores sobre essas situações atribuladas que lhes sobrevêm.

Os vencedores reconhecem os verdadeiros judeus, que são espirituais. Os demais são sinagoga de Satanás. Os verdadeiros filhos de Abraão são os que o são pela fé e não pela carne e sangue (Rm 9.6,7; Gl 3.6-9). O verdadeiro Israel de Deus é a igreja e não uma nação com seu exclusivismo nacionalista. Os vencedores não têm medo das coisas que terão de sofrer (v. 10). Deus permitiu ao diabo que lançasse alguns de Seus servos na prisão a fim de prová-los. Todavia, os vencedores não têm medo disso. Ainda que tais prisões e perseguições resultassem em morte, como nos parece indicar o final do v. 10 (“Sê fiel até à morte”), o medo não é uma palavra que faz parte do vocabulário cristão.

No século II, Policarpo, que foi um discípulo do apóstolo João, era bispo na cidade de Esmirna e, ao ser confrontado para negar sua fé em Cristo, respondeu ao procônsul: “Por 86 anos tenho servido a Jesus e Ele nunca foi injusto comigo. Como, então, poderia eu amaldiçoar meu Rei e Salvador”? Foi ameaçado de ser jogado às feras famintas e depois de ser queimado vivo, ao que respondeu: “O senhor me ameaça com um simples fogo que queima por uma hora e depois se apaga. Nunca ouviu falar do fogo do julgamento vindouro e do castigo eterno reservados para os ímpios? Por que está demorando tanto? Faça logo o que quiser comigo”! Assim são os vencedores. Vencem o medo. Não têm ansiedade alguma.

Quando Jesus nos diz para sermos fiéis até à morte, Ele também diz que nos dará a coroa da vida. Ser fiel até à morte pode realmente desencadear na morte física, mas nos livrará da morte eterna! Vamos nos lembrar: coroa da vida é apenas para aqueles que não amaram a sua própria vida! Vencedores não lutam por sua vida aqui. Lutam para ser fiéis, pois, vencendo, sabem que sobre eles a segunda morte não tem autoridade!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário:

  1. Que o amor de Jesus nos encha em plenitude a fim de que o medo não tenha domínio em nossas mentes.

    ResponderExcluir