“E qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais” (Ef 1.19,20).
Frequentemente ouvimos as pessoas dizerem que exercem a sua fé em Cristo por vontade própria. Não ouvimos isso apenas de pessoas não cristãs, mas, sobretudo, de cristãos, tanto leigos, como pregadores, pastores e estudiosos.
Todavia, não é o que lemos aqui. O que o apóstolo Paulo escreve é que nós cremos por causa da suprema grandeza do poder de Deus e segundo a eficácia deste poder. E para que tenhamos uma ideia de quão imenso e operoso é esse poder, o apóstolo cita a ressurreição de Cristo como exemplo. Ele diz que Deus utilizou esse poder para ressuscitar Seu Filho dentre os mortos! Incrível! O poder que Deus opera para que nós creiamos é o mesmo poder que Ele usou em Cristo para ressuscitá-lo dentre os mortos! Pouca coisa?
Não deveríamos nos sentir à vontade, afirmando que cremos se quisermos. Pelo que diz o santo apóstolo do Senhor aqui, nossa fé é produto do poder supremo e eficaz de Deus. Não é produto de um mero desejo ou esforço humano que, no pecado, não tem nenhuma condição de exercitá-lo.
Dessa forma, passamos a entender por que razão um verdadeiro crente jamais perde a sua fé. Assim como Cristo ressuscitou e já não morre (Rm 6.9), assim também um crente redivivo pelo poder de Deus não volta a ser incrédulo.
Há muitos que creem sim, nos fatos bíblicos e em suas afirmações. Mas a fé salvadora refere-se a uma identificação com Cristo. É crer “em” e não apenas crer “que”. Crer que Jesus nasceu de uma virgem, crer que viveu uma vida sem pecado, crer que morreu pelos nossos pecados, crer que ressuscitou dos mortos etc. é bom e necessário, mas não é a fé salvadora, é apenas a fé confessional. A fé salvadora crê “em”. É crer em Jesus e não apenas nos fatos ocorridos com Ele.
Se a sua fé é estabelecida em um relacionamento pessoal e
íntimo com Jesus Cristo, então isso não aconteceu porque você quis, mas porque
Deus operou um poder tão supremo e eficaz em você, da mesma forma que Ele
operou para levantar Cristo dentre os mortos, de sorte que você também
ressuscitou dos mortos espirituais e veio à fé em Cristo. Desta forma você tem
um relacionamento com Jesus por causa do poder de Deus. A glória somente a
Deus!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário