“Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 2.26-29).
Na carta à igreja de Tiatira, encontramos muitas qualidades de um vencedor. No v. 19 encontramos suas obras. Ele tem amor, fé, serviço, perseverança e produtividade. O amor reflete a virtude divina. O apóstolo João diz em sua carta que aquele que não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor (1Jo 4.8). Ao contrário da igreja de Éfeso, Tiatira não havia abandonado o primeiro amor. Uma excelente virtude cristã que deve acompanhar o vencedor.
Aqui também fala da fé, a qual é o princípio da caminhada cristã. É por meio dela que somos salvos (Ef 2.8). A fé é a identificação com Jesus numa relação de Senhor e posse, Ele sendo o Senhor e nós Sua posse. Crer em Cristo é confiar nEle a ponto de entregarmos nossa vida ao Seu governo exclusivo.
Porém, como Tiago diz que a fé sem obras é morta, os vencedores de Tiatira provavam isso também. Sua fé não era morta. Ela continha obras. O v. 19 diz que eles não apenas tinham amor e fé, como também serviço. Crer em qualquer coisa é muito fácil. Mas para crer de acordo com a Escritura é necessário ter obras que comprovem a fé. Há muitos que creem nas doutrinas bíblicas, mas sua vida é dicotomizada da prática cristã. Têm ortodoxia, mas lhes falta a ortopraxia.
O vencedor também tem perseverança. Ele não para no meio do caminho. Vemos muitos que começam bem, trabalham intensamente, mas não perseveram. No fim de sua caminhada cristã, eles fazem menos do que no início. Mas não os vencedores. Além de perseverantes, eles também multiplicam suas obras. Elas são maiores que as primeiras.
Mas o vencedor também tem seus desafios. Ele precisa ser corajoso diante dos falsos ensinos que contaminam a fé pura e sã. Todo tipo de mistura doutrinária é prostituição contra Deus e Sua Palavra. Toda participação com o secularismo é adultério espiritual. Os vencedores precisam estar alertas quanto às facilidades dos nossos dias, onde as pessoas estão diluindo a verdadeira teologia e transformando-a em concessões baratas e transigentes. Toda novidade ou desprezo quanto às doutrinas antigas do Cristianismo precisam ser rejeitados fortemente. O Cristianismo não aceita novidades nem aleijamento de suas doutrinas instituídas por Cristo e Seus santos apóstolos. Isso é que são as coisas “as coisas profundas de Satanás” (v. 24).
O vencedor não precisa se aderir a este século, pois ele receberá autoridade sobre as nações (v. 26). No dia do juízo, o vencedor se assentará com Cristo para julgar homens e anjos (1Co 6.2,3) e reduzirá as nações a pedaços, como faz o oleiro com o barro, coisa que Tiatira conhecia, devido às associações de negócios que havia na cidade, incluindo a de oleiros.
O vencedor receberá a Estrela da Manhã (v. 28)! De acordo
com Ap 22.16, essa Estrela é o próprio Cristo! Não há maior presente do que o
próprio Cristo; e é isto que o vencedor irá receber!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário