Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 4 de maio de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0101 - O EVANGELHO DOS GENERAIS ROMANOS E O EVANGELHO DE JESUS

 


“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Mc 1.1).

Marcos escreveu seu Evangelho direcionado mais especificamente a cristãos romanos, de acordo com a tradição cristã. Estava sob a orientação do apóstolo Pedro, por isso, seu Evangelho ser aceito sem contestação entre os pais da igreja. E é assim que ele começa seu escrito: “Princípio”. Para ele, o evangelho de Jesus está apenas começando, pois tem de se expandir por Seus discípulos através dos séculos.

A palavra evangelho quer dizer boas-novas. Esse termo grego era usado frequentemente pelos generais romanos, que ordenavam seus mensageiros a levar para o imperador as “boas-novas” de que suas legiões haviam vencido as campanhas militares para as quais foram enviadas. Essa mensagem de vitória era chamada de “evangelho” para o imperador.

Os imperadores romanos, por sua vez, se consideravam filhos dos deuses, quando não se consideravam eles mesmos deuses. Alguns deles chegaram a estabelecer o culto ao imperador. Queriam ser reconhecidos e dignados como tal. Então Marcos escreve dizendo que Jesus, o Cristo, o Ungido, Ele somente é o Filho de Deus! As boas-novas são dEle! O verdadeiro Filho do verdadeiro Deus é que traz as boas-novas para os homens. Sua campanha militar é contra o reino do pecado que mantém o homem nas trevas. E como Ele é vencedor, não há outra notícia a ser dada, senão Sua vitória sobre as hostes espirituais do mal.

Hoje, infelizmente, há um grande número de proclamadores do evangelho dos generais romanos. Eles anunciam ao povo que há grandes vitórias e lauréis de conquistas por chegar. A proclamação desse evangelho romano tem feito o povo sorrir como fazia sorrir os imperadores ao saberem que suas hostes haviam vencido campanhas de guerra e conquistado mais um pedaço de terra fora do império. Assim hoje também sorriem os alcançados por essas notícias triunfalistas que são proclamadas nos púlpitos de muitas igrejas. Não que o Filho de Deus veio de fato para trazer a derrota do pecado e do diabo que dominava sobre os homens, mas que há muitas glórias a serem desfrutadas aqui como conquistas dos votos que as pessoas fazem e, quando honram, Deus também as honra.

Quando Jesus prega a palavra, no capítulo 1 de Marcos, Sua mensagem está nos vs. 14,15: “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”. Sua mensagem não é de boas-novas no sentido romano, mas no sentido divino. O homem está perdido em seus pecados e precisa se arrepender e crer no Messias de Deus para entrar neste reino que Ele viera inaugurar.

Que tipo de evangelho você está seguindo hoje? O evangelho dos atuais generais romanos, que enviam mensagens de vitória pra você, ou o evangelho de Jesus Cristo que envia uma mensagem de arrependimento e libertação para quem crê?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário