Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 9 de maio de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0106 - A BABILÔNIA E A IGREJA

 


“Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da terra, porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria” (Ap 18.23).

A Babilônia, no livro de Apocalipse, significa, em primeira mão, a Roma antiga, a perseguidora do povo de Deus, que também prostituía os povos com sua idolatria. Por isso ela é chamada de “BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA” (17.5).

Por extensão, podemos dizer que todo sistema, seja religioso, político ou social que se levanta contra Deus e quer usurpar Seu lugar, esse sistema é a Babilônia em sua continuidade, uma vez que o império romano daquela época não existe mais.

Não é de admirar que este seja o sistema de todas as épocas. A igreja de Jesus é a única sociedade que se diferencia de todo o sistema mundano antideus. Ela é regida pela vontade de Deus e todos os demais sistemas são regidos pela força maligna (“o mundo jaz no maligno” – 1Jo 5.19).

O capítulo 18 descreve de maneira simbólica a destruição deste sistema chamado Babilônia. E neste versículo que lemos, percebemos que nela não brilhará sequer luz de candeia. Que contraste intenso com a noiva de Cristo! No cap. 22.5 diz que a igreja do Senhor não precisará nem da luz da candeia nem da luz do sol, pois Deus mesmo brilhará sobre ela e ela reinará para sempre!

Aqui também diz que em Babilônia não se ouve voz de noivo ou noiva. Mais um contraste com a noiva do Cordeiro, a igreja, pois ali se ouvirá a voz do Noivo e Sua noiva para todo sempre, isto é, ali será um ambiente de festa perene (21.2)!

Aqui diz que os mercadores da Babilônia foram os “grandes” da terra e as nações foram contaminadas por sua prostituição, ou seja, por sua falsa religião. Ali, porém, a noiva do Cordeiro será presenteada pelos reis da terra com sua glória, bem como as nações lhe trarão sua honra e glória (21.24,26)!

Que contraste! Que diferença! A Babilônia tentou se glorificar aqui na terra (18.7). Os reis da terra, que viveram em sua luxúria testemunharão sua queda (18.9). Porém a igreja do Senhor que aqui foi humilhada pela Babilônia, inclusive teve seu sangue por ela derramado (18.24), ali na eternidade, será glorificada por Deus! Sua glória será eterna, pois reinará com seu Senhor para todo o sempre!

De que sistema você faz parte? Da igreja agora rejeitada, ou da Babilônia agora exaltada? Saiba que no último dia, a posição certa será revelada. Quem fez parte da Babilônia cairá com ela e com ela será julgado, mas quem foi de fato a noiva do Cordeiro, quem foi igreja aqui e até mesmo perseguido, será glorificado com Cristo e Seu Pai para todo o sempre! Soli Deo Gloria!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário