Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 16 de maio de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0112 - EXAMINE-SE PARA A CEIA

 


“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (1Co 11.28-32).

Geralmente, nas celebrações eucarísticas (da ceia do Senhor), costumamos ouvir uma palavra de admoestação ou advertência antes de participarmos da ceia. Em geral, o objetivo é levar o crente a uma análise de sua vida para saber se está apto a tomar a ceia naquele dia.

Na verdade tem que haver um autoexame, diz Paulo. Mas depois disso, deve o crente comer e beber a ceia. Porém os que comem e bebem sem discernir o corpo, participam para sua condenação. Todavia, não é a condenação do inferno, diz Paulo. O que seria não discernir o corpo, ou tomar a ceia indignamente? No contexto, significa o crente que não compreende a unidade da igreja. Paulo vem falando deste tema desde o cap. 10 e prossegue até o 13, onde fala da unidade do corpo, cada membro com seu dom, mas todos em amor.

Aqui no cap. 11, Paulo havia reprovado a atitude de certos cristãos mais abastados, que chegavam às reuniões antecipadamente (v. 21), comiam e bebiam, inclusive até se embriagar! Que absurdo! Eles não consideravam os crentes mais pobres, que não tinham o que levar para este momento de comunhão e passavam fome. Estes irmãos glutões e beberrões não discerniam o corpo de Cristo, não entendiam que igreja é igualdade, não há ninguém maior aos olhos de Deus.

Deus então disciplinava alguns desses crentes com enfermidades ou até mesmo morte física (v. 30). Todavia, fazia isso para salvar-lhes a alma. É o que Paulo diz no v. 32, que quando Deus nos julga nesse aspecto, na verdade Ele está nos disciplinando para não sermos condenados com o mundo. Em outras palavras, é como se dissesse: “Deus castiga com doença e até morte física esse tipo de crente, porque é salvo e não pode ser condenado com o mundo no dia do juízo; então, antes que ele se desencaminhe por completo, Deus o tira desta vida como ato disciplinar para poupar-lhe a alma”.

O conselho prevalecente é que nos julguemos a nós mesmos (v. 31). Se fizermos isso, não precisará que Deus nos julgue (aqui, claro, no sentido de disciplina). A pergunta que nos cabe é: será que entendemos o que significa ser igreja? Entendemos que todos somos um só pão (10.17) que, embora muitos membros, somos um só corpo (12.12)? Compreendemos que nossa unidade não pode ser vituperada pelas nossas preferências? Que nosso irmão menos afortunado deve participar das mesmas bênçãos de que eu fui objeto? Se entendemos estas coisas e as praticamos, então estamos discernindo sim o corpo de Cristo. Caso contrário, estamos como diz o apóstolo João, pecando para a morte “e por esse não digo que ore” (1Jo 5.16).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário