Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 16 de maio de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0111 - O SARMENTO NO FOGO

 


“E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, que mais é a árvore da videira do que qualquer outra árvore, ou do que o sarmento que está entre as árvores do bosque? Toma-se dela madeira para fazer alguma obra? Ou toma-se dela alguma estaca, para que se lhe pendure um vaso? Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dela fica também queimado; serviria porventura para alguma obra? Ora, se estando inteiro, não servia para obra alguma, quanto menos sendo consumido pelo fogo, e, sendo queimado, ainda se faria obra dele?” (Ez 15.1-5).

A videira é um tipo de árvore cujo caule não serve para se aproveitar. Dele não se faz estaca, não se pendura vaso algum, dali não sai qualquer obra de arte. Ela nada é em comparação com outras árvores do bosque. Assim é que Deus compara Israel e Judá. Este povo foi escolhido por Deus não por suas características intrínsecas, mas por pura bondade divina.

A questão é que Deus diz aqui que este sarmento seria lançado no fogo, seguramente porque não produziu nada. Se, quando tinha vida não tinha serventia, quanto mais agora que seria descartado! E assim foi; como conhecemos a história, Judá também foi levado cativo para a Babilônia e ali sofreu o fogo da provação e talvez da punição divina por suas transgressões! O profeta Zacarias chega a dizer que o sumo sacerdote Josué era “um tição tirado do fogo” (Zc 3.2), ou seja, um homem que foi arrancado do cativeiro para continuar prestando serviço a Deus pelo povo que havia retornado do exílio!

A igreja, da mesma forma, é também um sarmento. Ela é uma árvore sem expressão. Seu caule não é um tronco forte, mas fino e flexível. Isto é assim para que a glória seja de Cristo e não de nós. Todavia, Ele nos nomeou para darmos fruto e que nosso fruto permaneça (Jo 15.16). Não temos estrutura para que de nós se produza alguma obra de arte, para que se pendure algum vaso, nada que temos pode sustentar uma ornamentação. A única coisa que podemos fazer é dar fruto e isto, se estivermos ligados em Cristo e Ele em nós (Jo 15.4).

Finalmente, temos que estar informados de que se não dermos o fruto correspondente à natureza que dizemos ter em Cristo, então o fim é ser lançado ao fogo. Porém, não um fogo que tem retorno, como foi o caso de Judá. Foram para o cativeiro, mas 70 anos depois retornaram. O fogo que aguarda os que não dão fruto em Cristo é um fogo eterno e de onde não há saída!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário