Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 31 de maio de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0118 - EU VELO PELA MINHA PALAVRA

 


“Veio ainda a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1.11,12).


O tronco da amendoeira é o primeiro que floresce em Israel, antecipando-se à primavera e por isso, em hebraico, se chama shaqed, que quer dizer “vigilante”. É isto que Deus mostra para Jeremias em sua visão, uma vara de amendoeira, e o profeta responde a Deus que está vendo uma shaqed. Deus então, responde a Jeremias que está vendo corretamente, porque Deus vela por Sua Palavra para a cumprir. Velar no hebraico é shoqed. Aqui há um jogo de palavras entre “amendoeira” e o verbo “velar”, que na nossa língua não tem a mesma sonorização como tem no hebraico. Essa didática é muito comum nos livros bíblicos, especialmente os proféticos, para fazer fixar a mensagem do Senhor na mente do povo.

E a mensagem é exatamente esta. Que Deus vela por Sua Palavra para que ela se cumpra. Naturalmente, é comum encontrarmos mensagens sobre este versículo afirmando que as promessas de Deus pra sua vida se cumprirão, porque Deus vela por Sua Palavra e ela se cumprirá em sua vida. Isto é obviamente verdade. Entretanto, o contexto do profeta Jeremias nos faz refletir um pouco mais seriamente sobre o sentido com o qual Deus diz esta frase.

No próximo versículo (13), Deus dá uma nova visão para o profeta, mostrando-lhe “uma panela ao fogo, cuja boca se inclina do Norte”. Nos vs. 14,15 Deus mesmo explica o que ela significa: “Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra. Pois eis que convoco todas as tribos dos reinos do Norte, diz o Senhor; e virão, e cada reino porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém e contra todos os seus muros em redor e contra todas as cidades de Judá”.

Esta era a palavra que Deus iria velar para fazê-la cumprir. Não era uma promessa de bênção, mas de castigo. E a razão para isso está no v. 16: “por causa de toda a malícia deles; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas próprias mãos”.

Havia uma promessa de Deus para Jeremias que, apesar do povo se levantar contra ele por não aceitar sua mensagem, todavia Deus o protegeria das ciladas deles (v. 19). De fato, Deus protegeu o profeta das más intenções do seu povo que rejeitava sua mensagem, muito embora todos foram testemunhas oculares, bem como também vítimas do cumprimento da palavra do Senhor, quando Nabucodonosor destruiu Jerusalém e as demais cidades de Judá.

Não é fácil ser porta-voz de Deus num mundo de pecado. O proclamador terá algumas opções. Ou ele fala o que Deus diz em Sua Palavra e angaria inimigos como resultado da mensagem fielmente proclamada, ou ele fala o que o povo gosta de ouvir e obtém o aplauso dos condenados, ou ele se cala e terá de responder por omissão no dia do Tribunal Divino!

Jeremias preferiu angariar inimigos como resultado de entregar a verdade da Palavra de Deus. O rei de Judá, os falsos profetas da época e muitos outros judeus queriam matá-lo, mas ele estava determinado a anunciar somente a Palavra que Deus velava para cumprir! E nós hoje? Temos nos calado, temos dito o que eles querem ouvir, temos omitido algumas coisas e falado outras, ou temos anunciado apenas a Palavra de Deus para nossa geração?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário