Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0282 - A PORTA, A PEDRA E O DIA

 


Abram as portas da justiça para mim, pois quero entrar para dar graças ao Senhor. Esta é a porta do Senhor, pela qual entram os justos. Dou-te graças, porque me respondeste e foste a minha salvação. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós. Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia (Sl 118.19-24).

 

O final deste Salmo 118 é extremamente cristológico. A figura de Cristo transparece claramente nestes versos finais, inclusive o próprio Jesus aplicou o v. 22 a Si mesmo em uma explicação de parábola que contou aos fariseus (Mt 21.42,44).

Quando lemos o salmista pedindo para que lhe abram as portas da justiça, logo nos lembramos de Jesus, que disse: “Eu Sou a Porta” (Jo 10.9). Mas não é qualquer porta. O salmista diz que são as portas da justiça, ou seja, como nos mostra o apóstolo Paulo, Jesus é a nossa justiça diante de Deus, uma vez que não podemos entrar por esta porta pela nossa própria justiça, entramos por Cristo, que é a justiça de Deus para todo aquele que crê (Rm 4.5; 10.4; 2Co 5.21).

O autor ainda nos diz que esta é a porta do Senhor. Parece que ele já tinha um vislumbre de que sua justiça jamais poderia torná-lo capaz de adentrar-se à presença do santo Deus! Mas todos aqueles a quem Deus justifica por intermédio de Cristo podem entrar por esta porta!

Depois, o poeta fala sobre uma pedra. Uma pedra rejeitada pelos construtores, mas que veio a ser a pedra angular. Cristo toma este salmo para Si, como já vimos, na parábola de Mateus 21. O apóstolo Paulo diz que se estes “construtores” realmente fossem sábios, jamais teriam crucificado o Senhor da Glória (1Co 2.8)! Assim como na parábola da vinha, os construtores não puderam devolver o fruto para o dono, Jesus diz que, se esta pedra rejeitada cair sobre eles, eles se tornarão pó!

Mas essa rejeição, diz o salmista, procede do Senhor (v. 23)! Isto tem que ser maravilhoso aos nossos olhos! A igreja primitiva orava e dizia exatamente isso: “Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer” (At 4.27,28). A rejeição da Pedra procedeu de Deus e isto tem que ser maravilhoso!

Então, o músico salmista termina dizendo que “este” é o dia que o Senhor agiu! O dia é especial, porque é uma Pessoa e não um dia da semana! O dia especial da semana, seja sábado para alguns, ou domingo para outros, não passa de uma pálida imagem do verdadeiro descanso, que é Jesus Cristo, o Dia que se chama Hoje (Hb 4.6,7). Visto que não entraram no descanso, então Deus propôs outro dia que se chama Hoje. Não é mais um dia da semana, mas uma Pessoa, Senhor de tudo e de todos, inclusive dos dias!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: